A partir desta terça-feira (16), motofretistas que atuam em Belo Horizonte poderão utilizar os créditos do rotativo digital gratuitamente. Para isso, será preciso fazer o download de algum aplicativo credenciado pela BHTrans ou ativar o serviço em um ponto de venda fixo.
Conforme a BHTrans, o condutor poderá estacionar na área por até uma hora. Atualmente, BH conta com 573 vagas para motofrete no sistema de Faixa Azul.
O motofrete é uma profissão regulamentada na capital pela Lei 10.220/2011 e pela portaria BHTrans DPR 129/2011, que exigem registro e licenciamento do veículo na categoria aluguel junto ao Detran-MG (placa vermelha), registro do condutor expedido pela BHTrans e inspeção técnica semestral.
Rotativo
A utilização do Estacionamento Rotativo (crédito eletrônico ou folha) custa R$ 4,40 e é válida para qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). Além dos aplicativos, os créditos eletrônicos podem ser adquiridos em quase 429 postos de venda credenciados da capital. As folhas não serão mais vendidas a partir de 26. As que já foram adquiridas continuam valendo.
O rotativo de BH funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Já aos domingos o sistema só vale para alguns locais, como o Parque das Mangabeiras.