A presidência da legenda faz parte do pacote negociado na filiação do pré-candidato ao governo
Recém filiado ao DEM, o pré-candidato ao governo de Minas, deputado federal Rodrigo Pacheco, assume nesta quarta-feira (28) a presidência do partido. O controle da legenda fez parte do acordo fechado com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para que ele se filiasse, depois de deixar o MDB por não conseguir viabilizar sua candidatura ao Palácio da Liberdade junto aos emedebistas.
Comunicado dirigido aos filiados informa que a decisão foi conjunta das executivas nacional, presidida pelo prefeito de Salvador ACM Neto, e estadual, que tinha até então o deputado federal Carlos Melles como dirigente. O texto diz que Pacheco vai presidir a comissão regional de refundação do Democratas em Minas.
“Entendemos que este passo seja necessário para oferecer o conforto e a liberdade para que o novo Diretório Estadual possa construir uma candidatura competitiva na disputa pelo Governo Estadual, e também uma chapa proporcional que amplie e fortaleça a presença do Partido no legislativo federal e estadual, tendo como missão principal levar a mensagem de esperança em um novo momento político nacional por meio da pré-candidatura à presidência da República do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. O mundo mudou, o Democratas também”, diz o comunicado assinado por Melles.
No ato de filiação de Rodrigo Pacheco, o presidente do partido ACM Neto já havia dito que o parlamentar teria totais poderes para conduzir as negociações em torno de sua candidatura ao governo.