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A possibilidade de conceder à iniciativa privada trechos da Linha Verde (MG-10), MG-424 e LMG-800 abre caminho para a instalação de nada menos que 13 pedágios nas rodovias que dão acesso ao Aeroporto de Confins, Serra do Cipó e cidades da Grande BH. Pelo menos essa é a proposta apresentada pela própria Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra). O projeto passa por consulta pública, que pode ser acessada neste link.
Ao todo, 12 cidades são cortadas pelas estradas. Contrários à concessão, moradores dos municípios organizaram um abaixo-assinado e prometem protestos - um deles está marcado para esta quarta-feira (11), em Lagoa Santa. Os envolvidos afirmam que não houve consulta à população, desconsiderando também os impactos financeiros, sociais e econômicos da mudança.
Proposta do Estado prevê pedágios sem cancela
Sistema free flow (fluxo livre) foi adotado na MG-459, em Monte Sião, no Sul de Minas
(EPR Sul de Minas / Divulgação)
A ideia é instalar pedágios sem cancela, o chamado free flow (fluxo livre). O sistema é capaz de identificar a placa e as características do veículo sem a necessidade do motorista parar ou mesmo reduzir a velocidade ao passar pelo local. O mesmo modelo já foi adotado na MG-459, em Monte Sião, no Sul de Minas.
Veja onde estão previstos os pedágios nas três rodovias:
Rodovia LMG800
No KM 5,6, próximo ao Aeroporto de Confins
No KM 11,4, entre Pedro Leopoldo e Confins
Rodovia MG010
No KM 17,4, entre Belo Horizonte e Vespasiano
No KM 27,6, entre Vespasiano e Lagoa Santa
No KM 46,4, entre Lagoa Santa e Jaboticatubas
No KM 93,4, entre Jaboticatubas e Santana do Riacho
Rodovia MG424
No KM 4,2, entre Vespasiano e São João da Lapa
No KM 10,1, entre São João da Lapa e Confins
No KM 15, entre Confins e Pedro Leopoldo
No KM 23,7, entre Pedro Leopoldo e Matozinhos
No KM 35,8, entre Matozinhos e Prudente de Morais
No KM 45,5, entre Prudente de Morais e Sete Lagoas
Contorno Matozinhos
No 3,0, no Contorno de Matozinhos
Veja os pontos onde serão instaladas as balanças
Na MG010, no KM 18,18, no sentido Crescente
Na MG010, no KM 18,31, no sentido Decrescente
Ainda não há previsão do valor dos pedágios. Além da cobrança, também serão instalados dois pontos de pesagem de veículos de carga. O contrato do Estado com as empresas que vencerem a concessão prevê investimentos de R$ 3 bilhões ao longo de 30 anos e mais R$ 1,3 bilhão em serviços aos usuários, como atendimento médico de emergência e guincho.
O projeto inclui a construção de três contornos viários em Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos, que somam mais de 31 quilômetros em novas rodovias com pistas duplicadas.
Conforme a Seinfra, os interessados em contribuir com sugestões ao projeto poderão participar da consulta pública até quinta-feira (12). A pasta ainda disse que em 28 e 29 de novembro realizou duas audiências públicas para apresentação do projeto de concessão do lote rodoviário Vetor Norte. As sessões aconteceram na Câmara Municipal de Vespasiano e na Cidade Administrativa, respectivamente.
O Estado já havia informado que a concessão de estradas visa a buscar investimentos para as vias, melhorando as condições de tráfego e dando mais segurança às pessoas.
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Ao todo, 12 cidades são cortadas pelas estradas. Contrários à concessão, moradores dos municípios organizaram um abaixo-assinado e prometem protestos - um deles está marcado para esta quarta-feira (11), em Lagoa Santa. Os envolvidos afirmam que não houve consulta à população, desconsiderando também os impactos financeiros, sociais e econômicos da mudança.
Proposta do Estado prevê pedágios sem cancela
Sistema free flow (fluxo livre) foi adotado na MG-459, em Monte Sião, no Sul de Minas
(EPR Sul de Minas / Divulgação)
A ideia é instalar pedágios sem cancela, o chamado free flow (fluxo livre). O sistema é capaz de identificar a placa e as características do veículo sem a necessidade do motorista parar ou mesmo reduzir a velocidade ao passar pelo local. O mesmo modelo já foi adotado na MG-459, em Monte Sião, no Sul de Minas.
Veja onde estão previstos os pedágios nas três rodovias:
Rodovia LMG800
No KM 5,6, próximo ao Aeroporto de Confins
No KM 11,4, entre Pedro Leopoldo e Confins
Rodovia MG010
No KM 17,4, entre Belo Horizonte e Vespasiano
No KM 27,6, entre Vespasiano e Lagoa Santa
No KM 46,4, entre Lagoa Santa e Jaboticatubas
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Rodovia MG424
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No 3,0, no Contorno de Matozinhos
Veja os pontos onde serão instaladas as balanças
Na MG010, no KM 18,18, no sentido Crescente
Na MG010, no KM 18,31, no sentido Decrescente
Ainda não há previsão do valor dos pedágios. Além da cobrança, também serão instalados dois pontos de pesagem de veículos de carga. O contrato do Estado com as empresas que vencerem a concessão prevê investimentos de R$ 3 bilhões ao longo de 30 anos e mais R$ 1,3 bilhão em serviços aos usuários, como atendimento médico de emergência e guincho.
O projeto inclui a construção de três contornos viários em Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos, que somam mais de 31 quilômetros em novas rodovias com pistas duplicadas.
Conforme a Seinfra, os interessados em contribuir com sugestões ao projeto poderão participar da consulta pública até quinta-feira (12). A pasta ainda disse que em 28 e 29 de novembro realizou duas audiências públicas para apresentação do projeto de concessão do lote rodoviário Vetor Norte. As sessões aconteceram na Câmara Municipal de Vespasiano e na Cidade Administrativa, respectivamente.
O Estado já havia informado que a concessão de estradas visa a buscar investimentos para as vias, melhorando as condições de tráfego e dando mais segurança às pessoas.