NO SUL DO ESTADO 

Os motoristas que trafegam pela MGC-383 precisam ficar atentos, pois, a partir desta sexta-feira (31 de janeiro), alguns veículos serão impedidos de transitar pela rodovia. A medida, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), ocorre devido aos impactos das fortes chuvas no km 368, entre Maria da Fé e Itajubá, no Sul do Estado.  

No trecho, desde a última segunda-feira (27 de janeiro), foi registrada uma erosão e, por conta disso, apenas meia pista está liberada. A interdição será para o tráfego de ônibus e caminhões e acontecerá a partir das 8h. "A medida visa evitar o aumento da instabilidade do talude do aterro em função do trânsito de veículos pesados", explica o departamento.  

Bloqueios físicos serão instalados nas proximidades para permitir apenas a passagem de veículos pequenos e vans de até dez toneladas.  

O DER-MG esclarece que um levantamento topográfico foi feito para auxiliar na elaboração do projeto de contenção da pista. Após essa etapa, a obra de recuperação do aterro será iniciada, algo previsto para ocorrer após o período chuvoso.  

rodoviaminasruim.jpg

Divulgação / DER-MG 

 

Por onde passar?

Com o bloqueio, condutores de ônibus e caminhões que fazem o trajeto entre Itajubá e Maria da Fé são orientados a utilizarem uma rota alternativa:  

Seguir pela AMG-1905, sentido Cristina; 
Depois, acessar a MG-347, rumo a Pedralva e São José até Santa Bárbara; 
Na sequência, trafegar pela MGC-459 até Itajubá, passando por Piranguinho.  
A rota alternativa tem aproximadamente 15 km, segundo o DER-MG.