CHUVAS

As bacias do Rio Doce, em Governador Valadares, e do Rio das Velhas, em Santo Hipólito, atingiram o nível de alerta para inundações devido às fortes chuvas que atingem Minas nos últimos dias. A informação consta no boletim de monitoramento divulgado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) nesta quarta-feira (21).

Segundo o CPRM, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, os bairros São Tarcísio e Santa Rita podem entrar em perigo de refluxo (quando as águas de diferentes direções se chocam já que a capacidade de reter a água chega ao máximo).

O monitoramento também alerta que o nível do rio pode chegar a 3,6 metros e atingir a cota de inundação por volta das 14h desta quarta. Há ainda a tendência de que o rio continue subindo ao longo do dia.

Na manhã desta quarta, a Defesa Civil da cidade divulgou o alerta e indicou a possibilidade de refluxo nas ruas dos bairros São Tarcísio e Santa Rita (Baixa do Quiabo).

“Alertamos aos moradores ribeirinhos a adotarem medidas de segurança em razão da possibilidade de ocorrer cheias nas áreas historicamente afetadas em nossa cidade. Em caso de emergência, ligue 199, a Defesa Civil está a postos para atender toda a população”, diz a nota.

Rio das Velhas

Em Santo Hipólito, na região Central de Minas, o nível do Rio das Velhas alcançou 6,71 metros na última atualização da CPRM, às 9h45. Conforme o monitoramento, a bacia atinge o alerta ao marcar 6,4 metros. Já a cota de inundação é alcançada quando o nível atinge 7,45 metros.

A bacia do Rio das Velhas é ligada ao Rio Sabará, que transbordou na madrugada desta quarta. O incidente causou alagamentos e a interdição de ruas. A correnteza chegou a invadir a avenida Prefeito Vítor Fantini, no centro histórico.

Em Santa Luzia, o Rio das Velhas já apresentava grande volume no início desta manhã e começava a sair da calha. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil da cidade, desde o início da madrugada, o rio subiu 5 metros, depois ultrapassou 6 metros e começou a causar inundação na avenida Raul Teixeira da Costa Sobrinho, no bairro Boa Esperança. Conforme o órgão, a prefeitura acompanha a situação.