Temporal

Pelo menos 663 cidades de Minas estão em alerta para chuvas intensas nesta segunda-feira (19), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso laranja, que indica perigo, é válido até às 23h59. 

De acordo com o Inmet, o volume de chuva pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Os municípios também podem ter ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.

As cidades citadas no alerta estão nas regiões Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Oeste, Sul/Sudoeste, Metropolitana de Belo Horizonte, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Norte, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Noroeste. Para ver a lista completa de municípios, clique a
 
 alertaxuvaminas.jpg
 
 Alerta laranja - que indica perigo - contempla 77% das cidades de Minas (Reprodução/ Inmet)

Recomendações do Inmet

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Índice pluviométrico

Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.

Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.

Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar:

Chuva fraca: abaixo de 5,0 mm/h
Chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h
Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
Chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h