A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) retomou as aulas práticas e laboratoriais a partir desta terça-feira (3) na unidade de Betim, na região metropolitana da capital, para os cursos de graduação e pós graduação dos cursos ligados a ciências biologicas e medicina. O mesmo vai acontecer em unidade de Belo Horizonte, na próxima quinta-feira (5). As atividades estavam suspensas em função da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19) e necessidade de isolamento social. 

 
No entanto, de acordo com a universidade, houve autorização das secretarias das duas  cidades para a retomada das aulas laboratoriais e práticas. No campus de Betim as atividades foram autorizadas a serem retomadas no dia 3 de novembro dos cursos vinculados às ciências biológicas. 

Já nas unidades do Coração Eucarístico, do Barreiro e da Praça da Liberdade, as aulas práticas e laboratoriais serão retomadas no próximo dia 5 de novembro. O retorno será feito de forma gradual e escalonada. O coordenador de cada curso aos estudantes. 

Segundo a assessoria de imprensa da PUC Minas, o pedido para a retomada das aulas junto a Prefeitura de Betim ocorreu no último dia 28 de setembro, houve visita da vigilância sanitária da cidade e o aval foi dado no dia 20 de outubro. A Prefeitura de Betim confirmou que a retomada foi autorizada. 

Junto a Prefeitura de Belo Horizonte, o pedido também foi feito em 28 de setembro. Entre os dias 21 e 22 de outubro, segundo a universidade, a vigilância sanitária estive nas unidades que voltaram a ter as atividades e no dia 27 de outubro, foi dado o aval para a retomada. 

Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que "considerando parágrafo único do art. 2º, inciso I e II, do Decreto 17.435 de 23 de setembro de 2020, a PUC Minas está autorizada a realizar as atividades laboratoriais e práticas, dentro das instalações próprias e já validadas pela Vigilância Sanitária, por meio da inspeção realizada in loco nos estabelecimentos destinados a realização. Os critérios sanitários a serem adotados foram repassados para a instituição".

Segundo a PUC, a retomada será feita seguindo os protocolos de saúde para evitar a disseminação do novo coronavírus como: "uso obrigatório de máscara em todos os ambientes do Campus, aferição da temperatura na entrada da Universidade; respeito à capacidade máxima de lotação dos ambientes, conforme informado na porta de cada espaço; e o distanciamento mínimo entre as pessoas", informou 

"Além disso, a equipe de limpeza da PUC Minas recebeu treinamentos específicos para a desinfecção correta e periódica de equipamentos, mobiliários e outros objetos e superfícies de todos os espaços. Será também disponibilizado álcool 70% em locais estratégicos do Campus, entre outras medidas de segurança", complementou.

Em Contagem, as aulas práticas do curso de medicina foram retomadas no dia 27 de outubro. De acordo com a universidade, são seguidos protocolos de segurança e a retomada foi autorizada pela prefeitura da cidade. Segundo a universidade há um comitê de monitoramento do coronavírus atuando na instituição. 

Por nota, a prefeitura de Contagem informou que: "foi publicado decreto autorizando o retorno dos estagiários do curso de Medicina. Foi liberado também o retorno das aulas práticas de quaisquer cursos, tendo como instrumento norteador para regramento o "Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais no contexto da Pandemia da COVID-19", do Programa Minas Consciente". 


Veja os cursos que vão retomar as atividades:

Campus Coração Eucarístico: Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Odontologia

Campus Barreiro: Nutrição 

Campus Praça da Liberdade: Medicina Veterinária  

Campus Betim: cursos vinculados ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS)