Cidade de Peçanha, localizada na região Leste, receberá mostra com trabalhos artísticos feitos por alunos de 20 de agosto a 4 de setembro
Desde criança, o escritor mineiro Fernando Sabino –que completaria 95 anos em 2018– era um pensador compulsivo, de alma inquieta, e que buscava conhecer o que havia por trás das coisas. Para perpetuar seu legado, nada mais apropriado que incentivar as crianças de hoje a serem assim: curiosas e interessadas, como Sabino era. Essa é a ideia do projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino, que inicia a fase de exposições de 2018 no próximo dia 20 de agosto, em Peçanha, região Leste de Minas Gerais.
As exposições destacam trabalhos artísticos realizados por alunos de escolas municipais e privadas em oficinas e diversas atividades culturais, inspiradas e adaptadas da obra do renomado escritor mineiro. Durante cinco meses, as escolas desenvolvem pesquisas e trabalhos em workshopsartísticos coordenados por professores.
Logo depois desta fase, a mostra sobre a vida e a obra de Fernando Sabino é montada para expor os trabalhos e as atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de aula. Em 10 anos, o projeto já esteve presente em cerca de 60 municípios, envolvendo mais de 700 mil alunos.
“Esta metodologia cria um grande envolvimento dos participantes, pedagogos, alunos e suas famílias, e mobiliza a comunidade. Disseminamos a mensagem de incentivo à leitura, promovemos a interação em grupo e identificamos vocações, reforçando a autoestima das crianças. Os alunos terão acesso a livros, crônicas, contos, filmes de ficção, curtas, longas-metragens e documentários dirigidos por Sabino”, destaca Bernardo Sabino, filho do escritor e coordenador do projeto.
Em Peçanha, a exposição será realizada na Casa da Cultura Minervina Vieira da Silva (avenida dos Bragas, 95, Centro), de 20 de agosto a 4 de setembro, e é aberta ao público. A mostra Encontro Marcado com Fernando Sabino também passará pelas cidades mineiras de Cantagalo (6 a 18 de setembro), São Gonçalo (1 a 11 de outubro), Antônio Dias (20 de outubro a 5 de novembro), Bela Vista (8 a 22 de novembro) e Catas Altas (25 de novembro a 15 de dezembro).
Sobre o projeto
O Projeto foi criado em 2005 com o objetivo de desenvolver eventos culturais em torno da memória do autor. Como desenvolvimento natural, a área de atuação do projeto foi ampliada, incorporando uma agenda de atividades pedagógicas e projetos de sustentabilidade em escolas da rede pública em São Paulo, Rio de Janeiro e principalmente em Minas Gerais. O projeto é patrocinado pela CENIBRA e realizado por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Exposição – Encontro Marcado com Fernando Sabino
Data: 20 de agosto a 04 de setembro
Horário: segunda a sexta-feira, de 7h às 17h
Local: Casa da Cultura Minervina Vieira da Silva (avenida dos Bragas, 95, Centro)
Gratuito e aberto ao público