array(31) {
["id"]=>
int(152367)
["title"]=>
string(66) "Projeto de xadrez mobiliza escola na região Centro-Oeste de Minas"
["content"]=>
string(4665) "RACIOCÍNIO LÓGICO
O jogo de xadrez é importante ferramenta estratégica para estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e a melhoria do nível de concentração dos estudantes. Atento aos benefícios trazidos pela prática desse esporte da mente, o professor de educação física Carlos Jivago, da Escola Estadual Padre João Parreiras Villaça, em Carmo do Cajuru, criou um projeto que vem mobilizando os estudantes da escola desde 2005. Batizada de Xeque-Mate, a iniciativa já atendeu cerca de 2 mil estudantes do ensino médio da escola, ajudando muitos a conquistar uma vaga na universidade.
O método é simples, mas eficiente. A cada semana é ensinado um movimento de peça aos estudantes. Eles aprendem a função e a maneira correta de utilizá-las.
E, para fixação, recebem uma apostila de xadrez e uma avaliação teórica. “O jogo contribui para a melhoria da autoestima, estimula novos aprendizados, a inteligência, a criatividade, além de melhorar o lado afetivo e emocional dos estudantes. Percebo uma mudança efetiva no comportamento e nas relações interpessoais dos meus alunos”, afirma Carlos Jivago.
História
Durante o primeiro semestre do Calendário Escolar, as aulas são focadas na história do xadrez, movimentação individual de cada peça, conscientização sobre benefícios da exercitação do jogo, jogadas especiais e avaliação teórica. A estudante Eva Cristina faz parte da equipe de quatro enxadristas que participam do projeto e destaca a experiência e o aprendizado diário que o xadrez proporciona aos jogadores.
“O xadrez permite que você entre em várias áreas do estudo, só jogando, se divertindo. Você cria novas estratégias e resolve cada questão que tem ali para defender o seu time, no caso, o seu rei. Ele nos ajuda a resolver questões e a ter sucesso em provas do Enem, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e vestibulares, além de ser fantástico”, comemorou a estudante.
Resultados do projeto
A iniciativa aplicada em sala de aula, que se tornou importante instrumento didático, está produzindo inúmeros benefícios para os estudantes da instituição.
Entre os resultados já alcançados pelo projeto, que está em 16ª edição, destacam-se conquistas em competições nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), disputa estadual, além de aprovações dos estudantes em cursos de graduação como medicina e engenharia, em universidades de todo o Brasil, assim como o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
Em 2022, a Escola Estadual Padre João Parreiras Villaça faturou o pódio completo do xadrez, nas partidas do Jemg. Conquistaram primeiro, segundo e terceiro lugares na competição estadual. E na etapa microrregional, realizada em Oliveira, em 2023, a instituição ficou em quinto lugar, entre mais de 90 enxadristas que participaram da disputa.
"
["author"]=>
string(20) "Minas1 /agenciaminas"
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(606024)
["filename"]=>
string(14) "jogoxadrez.jpg"
["size"]=>
string(5) "44978"
["mime_type"]=>
string(10) "image/jpeg"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(52) "politicaa/iissportes/mmarquivo/iinternas/eixportess/"
}
["image_caption"]=>
string(20) " (SEE/Divulgação)"
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(0) ""
["author_slug"]=>
string(19) "minas1-agenciaminas"
["views"]=>
int(113)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(false)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(0)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(65) "projeto-de-xadrez-mobiliza-escola-na-regiao-centro-oeste-de-minas"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(435)
["name"]=>
string(5) "Minas"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(5) "minas"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(435)
["name"]=>
string(5) "Minas"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(5) "minas"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2023-07-21 11:11:40.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2023-07-21 11:11:40.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2023-07-21T11:10:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(66) "politicaa/iissportes/mmarquivo/iinternas/eixportess/jogoxadrez.jpg"
}
RACIOCÍNIO LÓGICO
O jogo de xadrez é importante ferramenta estratégica para estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e a melhoria do nível de concentração dos estudantes. Atento aos benefícios trazidos pela prática desse esporte da mente, o professor de educação física Carlos Jivago, da Escola Estadual Padre João Parreiras Villaça, em Carmo do Cajuru, criou um projeto que vem mobilizando os estudantes da escola desde 2005. Batizada de Xeque-Mate, a iniciativa já atendeu cerca de 2 mil estudantes do ensino médio da escola, ajudando muitos a conquistar uma vaga na universidade.
O método é simples, mas eficiente. A cada semana é ensinado um movimento de peça aos estudantes. Eles aprendem a função e a maneira correta de utilizá-las.
E, para fixação, recebem uma apostila de xadrez e uma avaliação teórica. “O jogo contribui para a melhoria da autoestima, estimula novos aprendizados, a inteligência, a criatividade, além de melhorar o lado afetivo e emocional dos estudantes. Percebo uma mudança efetiva no comportamento e nas relações interpessoais dos meus alunos”, afirma Carlos Jivago.
História
Durante o primeiro semestre do Calendário Escolar, as aulas são focadas na história do xadrez, movimentação individual de cada peça, conscientização sobre benefícios da exercitação do jogo, jogadas especiais e avaliação teórica. A estudante Eva Cristina faz parte da equipe de quatro enxadristas que participam do projeto e destaca a experiência e o aprendizado diário que o xadrez proporciona aos jogadores.
“O xadrez permite que você entre em várias áreas do estudo, só jogando, se divertindo. Você cria novas estratégias e resolve cada questão que tem ali para defender o seu time, no caso, o seu rei. Ele nos ajuda a resolver questões e a ter sucesso em provas do Enem, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e vestibulares, além de ser fantástico”, comemorou a estudante.
Resultados do projeto
A iniciativa aplicada em sala de aula, que se tornou importante instrumento didático, está produzindo inúmeros benefícios para os estudantes da instituição.
Entre os resultados já alcançados pelo projeto, que está em 16ª edição, destacam-se conquistas em competições nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), disputa estadual, além de aprovações dos estudantes em cursos de graduação como medicina e engenharia, em universidades de todo o Brasil, assim como o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
Em 2022, a Escola Estadual Padre João Parreiras Villaça faturou o pódio completo do xadrez, nas partidas do Jemg. Conquistaram primeiro, segundo e terceiro lugares na competição estadual. E na etapa microrregional, realizada em Oliveira, em 2023, a instituição ficou em quinto lugar, entre mais de 90 enxadristas que participaram da disputa.