Dia é de paralisação das unidades; segundo sindicato da categoria, a adesão é de mais de 80%

 

Belo Horizonte

Professores da educação infantil da rede municipal de ensino de Belo Horizonte estão reunidos na manhã desta terça-feira (16) com a secretária municipal de Educação, Angela Dalben, na sede da pasta, na região Centro-Sul, para discutir o fechamento de turmas nas Escolas da Educação Infantil (Emeis). A reunião foi marcada após um protesto realizado pelos educadores no local. 

O dia é de paralisação geral das unidades. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede), a adesão é de mais de 80% das instituições. O protesto foi previamente convocado pelo sindicado nessa segunda-feira (15).  

De acordo com a entidade, a prefeitura tem fechado turmas da educação infantil nos últimos meses com a justificativa de baixa demanda. “Essas turmas estão esvaziadas porque a prefeitura se nega a abrir a matrícula para livre demanda. As famílias que perderam a inscrição na internet, e estão com criança em casa, não têm possiblidade de matricular o filho na escola”, afirma a professora da educação infantil e diretora do sindicato, Tatiane Ferreira. 

Segundo ela, com o fechamento das turmas, alunos de diferente idades têm sido reunidos nas mesmas turmas, o que prejudica o aprendizado. “Eles têm juntado até três idades na mesma sala, e isso compromete muito o trabalho pedagógico. Na educação infantil, seis meses já fazem muita diferença”, explica Tatiane. 

Outra reivindicação do sindicato é a abertura de turmas em horário integral para crianças.

Confusão

Professores da educação infantil que participam de protesto na Secretaria Municipal de Belo Horizonte reclamam de intervenção da Guarda Municipal. Segundo eles, os agentes estavam bloqueando a passagem dos educadores no local. 

No fim da manhã desta terça, os professores estão reunidos com a secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, para discutir o fechamento de turmas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e outros problemas.