CORES E FORMAS

O primeiro mural do artista Kobra em Belo Horizonte, artista brasileiro mundialmente reconhecido, começou a ganhar cara no centro da capital mineira. O tema ainda é mantido em segredo, mas já é possível identificar algumas figuras, como traços presentes em todas as obras do pintor.

Imagens triangulares e coloridas preenchem a parede do prédio localizado no edifício-sede do Sesc, na avenida Olegário Maciel, centro de BH.

Kobra não quis revelar do que se trata a pintura, mas em entrevista coletiva disse que o objetivo é homenagear os cidadãos belo-horizontinos e no desenho já é possível ver a representação de rostos e de pessoas que remetem à BH.. “Esse mural aqui vai ser uma linha da vida. E o grande homenageado deste trabalho é a população de BH. Eles vão ser tratados e homenageados nessa obra”.

A ação faz parte do projeto cultural “Sesc Arte Urbana”, que tem como objetivo impulsionar a cultura em Belo Horizonte. Além de Kobra, irão participar das pinturas o “Coletivo Minas de Minas”, que é composto por quatro mulheres e busca valorizar a presença feminina nas pinturas.

Eduardo Kobra

Natural de São Paulo, Kobra já pintou murais em 35 países. Uma de suas obras mais famosas é ‘O Beijo’, executada em 2012 no High Line, em Nova York. Sua arte urbana começou a ganhar visibilidade em 2007, após liderar o projeto Muro das Memórias, em que mergulhou no universo das fotos antigas de São Paulo e passou a reproduzi-las nas ruas.