SOL ESCALDANTE

Acordou nesta sexta-feira (10) já sentindo muito calor? Você não está sozinho. A temperatura mínima registrada em Belo Horizonte e região metropolitana foi de 19º C. E se prepare: os termômetros podem ainda registrar calorão de 35 ºC ao longo do dia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

A temperatura pode, inclusive, se igualar ao dia mais quente do ano. Na última segunda-feira (6), também foi registrado 35 ºC.

A boa notícia é que há chance de chover no fim da tarde e início da noite, o que deve aliviar um pouco o calor, mas a possibilidade é remota.

Há uma área de instabilidade que está atuando sobre o Sul e Triângulo de Minas Gerais e provocando temporais nas cidades da região. “Essa instabilidade está se aproximando, mas ainda não é certo que chegue até BH”, afirma o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo.

Enquanto a chuva não chega, é preciso se atentar a alguns cuidados. A umidade relativa do ar pode atingir os 20% nas horas mais quentes desta sexta. A Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda a hidratação constante, a preferência por alimentos leves e evitar as atividades ao ar livre das 10h às 17h. 

Por que o céu está branco?

O início das manhãs em Belo Horizonte e cidades da região metropolitana têm sido brancas nos últimos dias. Mas não devido à ocorrência de nuvens. O aspecto de névoa no céu se deve, especialmente, a dois fatores: tempo seco e poluição. Por causa disso também o sol fica parecido com uma “bola de fogo”, com tons alaranjados.

Vai chover no fim de semana?

Se depender da previsão do tempo, a resposta é sim. Há possibilidade de chuva para o fim da tarde e início da noite tanto de sábado (11) quanto de domingo (12). A temperatura deve ficar na casa dos 32 ºC nos dois dias.

E no interior?

A máxima esperada para esta sexta-feira é de 38º C no Norte de Minas Gerais. No Sul e no Triângulo, a previsão é de temporais com rajadas de vento e trovoadas para esta sexta-feira.