CALOR


As baixas temperaturas, chuvas e aumento da umidade relativa do ar que tomaram conta de Belo Horizonte nesta semana estão com os dias contados – mais precisamente, devem durar só até esta sexta-feira (25). A frente fria que passou pela região Sudeste no Brasil perdeu força e, ao menos até o fim de setembro, a capital não deve registrar chuvas e, as temperaturas, voltam às alturas. 


Neste fim de semana, os termômetros começam a subir novamente, e a previsão é de que marquem mínimas de 16ºC e máximas de 30ºC. Na segunda-feira (28), o calor volta com tudo e a temperatura deve chegar nos 34ºC em Belo Horizonte no período mais quente do dia. O mesmo ocorrerá com a umidade relativa do ar, que não deve ficar acima dos 30% na próxima semana. 

“A previsão é de muito calor e diminuição da umidade em Belo Horizonte, já a partir deste fim de semana, com predomínio de ar quente e seco”, aponta a metereologista do Clima Tempo, Fabiana Weykamp. 


Ela explica que as chuvas que atingiram Minas Gerais nesta semana ocorreram devido à uma passagem de frente fria pelo oceano, próximo à região Sudeste, o que favoreceu, também, a mudança na circulação de ventos no Estado. Com isso, as temperaturas caíram e, a umidade relativa do ar, subiu. 

Agora, essa mudança começa a perder força nesta sexta e pancadas de chuva – e diminuição nas temperaturas – só devem voltar à capital mineira no próximo 8 de outubro.