TEMPERATURA ESTÁVEL


Belo Horizonte registrou mínima de 9,6 °C na madrugada desta segunda-feira (2), e a previsão é que a temperatura se mantenha estável ao longo da semana para a capital e região metropolitana. Isso significa que o frio deve continuar, mas sem sofrer grandes oscilações nos termômetros.

De acordo com meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de mínima de 10 °C para terça (3) e quarta (4), elevação de dois graus para quinta (5), e mínima de 11 ºC para a sexta-feira (6). Já a temperatura máxima deve variar entre 22 ºC e 24 ºC.

Segundo a especialista, já perdeu força a massa de ar polar que provocou recorde de frio em Belo Horizonte, com mínima de 6,3 ºC e sensação térmica de -9 ºC na última sexta-feira (30). 

A umidade relativa do ar permanece em nível considerado normal em BH e região, e não há previsão de chuva para os próximos dias.

Previsão em outras regiões de Minas Gerais

A temperatura mais baixa desta segunda-feira (2) foi registrada em Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul do Estado, com 3,3 ºC. O frio deve permanecer na região, mas também seguirá estável.

Há previsão de temperatura máxima de 30 ºC para regiões como Triângulo e extremo Norte de Minas Gerais.

Mês mais frio da história?

Apesar de julho ter tido três picos de frio intenso no Estado, julho de 2021 não foi considerado o mês mais frio da história de Minas Gerais.

“Tivemos três momentos de frio extremo: no início do mês, próximo do dia 20 e no fim do mês. Entretanto, já houve registro de temperaturas mais baixas do que as vistas agora”, diz Anete.