Detentos do Presídio de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, estão sendo transferidos, na tarde desta quinta-feira, para outras prisões. O motivo da retirada dos presos é o alerta máximo para um possível risco de rompimento das barragens Forquilhas 1 e 3, da Vale, que estão localizadas em Ouro Preto. Em caso de ruptura das estruturas, Itabirito seria atingido pela lama de rejeitos, em no máximo duas horas, segundo a Defesa Civil. 

A transferência dos detentos acontece nesta tarde. Ruas e avenidas ao redor do presídio, localizado no Bairro Praia. Aproximadamente 100 pessoas serão levadas para outras unidades prisionais do estado. 

As barragens já estavam em nível 2 desde 20 de fevereiro, o que culminou na necessidade de evacuar regiões em Ouro Preto e Nova Lima. Nessa quarta-feira, a situação dos reservatórios mudou. Passou para o nível 3 – o último da escala de risco, que significa risco iminente de ruptura. Segundo a Vale, a empresa responsável pela auditoria das barragens não atestou a estabilidade das estruturas, por isso aconteceu a alteração de status. 

em.com.br entrou em contato com a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) e com a Prefeitura de Itabirito e aguarda um posicionamento sobre o caso.