SEM FOLIA

A Prefeitura de São Domingos do Prata, na região Central de Minas Gerais, anunciou oficialmente o cancelamento do Carnaval de 2023 na cidade. A decisão é devido a situação de estado de calamidade pública decretada pelo município após as fortes chuvas que atingiram o estado nas últimas semanas. 

O estado de calamidade foi reconhecido pela Defesa Civil Nacional, na última semana, em portaria no Diário Oficial da União, e confirmada pelo boletim da Defesa Civil Estadual, na manhã desta terça-feira (17).

 

O anúncio do cancelamento da folia foi feito pelo prefeito Fernando Rolla, em publicação nas redes sociais. De acordo com o chefe do Executivo, o momento deve ser de foco em reconstruir a cidade após os estragos provocados pelas chuvas. 

"Diante de tanta chuva, diante de tantos problemas na cidade, nós chegamos a conclusão que vamos cancelar o Carnaval. A gente sabe que o Carnaval movimenta a economia do nosso município, sabe da importância disso para São Domingos do Prata, mas a gente também tem que pensar em reconstruir São Domingos do Prata, o que vem pela frente", afirmou.

 

Segundo o prefeito, problemas como estradas, bueiros, barrancos caindo e água entrando nas casas dos moradores são algumas das obras que requerem atenção da adminsitração pública. 

Chuvas em Minas

Em Minas, já são 226 cidades em situação de emergência por causa das chuvas, segundo dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), divulgados nesta terça-feira (17). Até o momento, 21 pessoas morreram por conta dos temporais.

Ainda segundo o levantamento, desde o início do período chuvoso, em setembro do ano passado, 2.025 pessoas ficaram desabrigadas no Estado. Outras 11.415 estão desalojadas.