Onde você descarta o óleo que usa na cozinha? Se você nunca parou para pensar nisso, ou sabe da importância do descarte correto, mas não tem fácil acesso, essa notícia vai te ajudar.

A Prefeitura de Nova Lima disponibiliza 13 ecopontos para recolhimento de óleos e gorduras usados, em várias regiões da cidade. Os ecopontos são coletores preparados para receber estes resíduos. O óleo deve ser descartado em garrafas pet bem fechadas. De lá, o resíduo é levado para reciclagem.

O mais novo ponto será instalado na Creche São Judas Tadeu, no bairro Jardim Canadá, Avenida Florença, 2040. 

Confira no final do texto os endereços dos pontos de coleta. 

ecopontonovalima.jpeg

Divulgação

 

Um risco invisível 

O descarte inadequado de óleo de cozinha usado é um problema para o meio ambiente. Muita gente já tem consciência do erro que é jogar um papel ou um plástico na rua, mas não reflete sobre o descarte do óleo. É como se ele fosse um resíduo “invisível”, que “some” quando desce para o ralo. Mas a realidade não é assim…

O óleo não se dissolve na água, e a contamina. Para se ter ideia do dano, 1 litro de óleo contamina 25 litros de água. 

O óleo de cozinha usado representa um desafio no processo de tratamento de esgoto, porque forma uma camada flutuante nas estações de tratamento. Ela reduz a eficiência na remoção de poluentes, e aumenta a carga de substâncias nocivas no efluente tratado. 

No ambiente aquático, o óleo de cozinha cria uma película superficial que prejudica a vida aquática e compromete os ecossistemas, afetando fauna, flora e a saúde humana. 

Danos à rede de esgoto

Ao ser descartado na rede de esgoto, o óleo de cozinha se acumula nas tubulações, o que causa obstruções e entupimentos, resultando em danos aos sistemas de coleta e tratamento de esgoto. Isso exige mais manutenção na rede. Além disso, o problema pode resultar em transbordamentos de esgoto, poluindo rios, córregos e oceanos. 

Coleta seletiva como solução

Se o descarte errado só gera prejuízos, o descarte correto traz benefícios, e ainda ajuda a gerar renda. A reciclagem do óleo permite a produção de biodiesel, um combustível renovável que reduz a dependência de fontes de energia fósseis, o que ajuda na redução da emissão de CO2. O óleo coletado em Nova Lima é destinado à Empresa Óleo Verde.

Como descartar o óleo?

Coloque o óleo de cozinha usado em recipientes como garrafas de plástico e leve até o ecoponto à sua escolha. Atenção! O ecoponto não é lixeira, e serve exclusivamente como receptor de óleo de cozinha. Para não atrapalhar o processo de reaproveitamento do material, não descarte outros tipos de resíduos no coletor. 

Pontos de coleta

Regional Noroeste (Rua Kenon, 95, Jardim Canadá)
Regional Nordeste (Rua Natalício de Jesus, 358, Honório Bicalho)
Regional Norte (Ed. Serena Mall, Rod. Januário Carneiro, 8625 - Vale do Sereno)
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Sede da Prefeitura
Faenol
Centro de Educação Ambiental da Prefeitura de Nova Lima (CEA)
Parque Natural Municipal Rego dos Carrapatos
Associação de Condomínios Horizontais
Projeto Trilhas (Rua Princesa Dayana, 400, Alphaville)
Igreja Santo Antônio
APAC
Creche São Judas Tadeu (Avenida Florença, 2040 - Jardim Canadá)