FLEXIBILIZAÇÃO


O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), oficializou a reabertura gradual do comércio na capital no Decreto nº 17.536, publicado no “Diário Oficial do Município” deste sábado (30). Pelo documento, fica autorizada a reabertura de atividades não essenciais, a partir desta segunda-feira (1º), deste que os estabelecimentos continuem cumprindo as regras de biossegurança contra a disseminação do novo coronavírus. Bares e restaurantes também foram autorizados a reabrir, inclusive com venda de bebida alcoólica, mas com restrição de horário.

Segundo a administração, a flexibilização somente foi possível devido à queda na transmissão da Covid-19 na cidade e à redução da demanda por internações hospitalares para casos da doença nos últimos dias.

Em pronunciamento feito na última sexta-feira (29), Kalil pediu desculpas pelo fechamento do comércio, ocorrido novamente há três semanas, mas destacou que a medida gerou resultados positivos. Nesta sexta, a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a casos de coronavírus estava em 74,5% na capital, e a de leitos clínicos, em 56,8%. Já o RT, que mede o número médio de transmissões por infectado, estava em 0,93, o que significa que cada grupo de cem pessoas transmite a doença para outras 93. Todos os indicadores diminuíram em relação ao dia anterior.

A partir de segunda-feira, as lojas de rua poderão abrir as portas das 9h às 20h, de segunda-feira a sábado. Bares e restaurantes também poderão funcionar de segunda a sábado, das 11h às 22h, mas a venda de bebidas alcoólicas será permitida apenas até as 15h. As academias vão operar sem restrições de horário, mas mediante agendamento.

Veja os horários de funcionamento de todo o comércio a partir desta segunda-feira:

Lojas de rua, galerias e centros de comércio: segunda-feira a sábado, das 9h às 20h

Academias: sem restrição de horário, mas mediante agendamento.

Shoppings: de segunda-feira a sábado, das 10 às 21h, com restrição de ocupação.

Bares e restaurantes: de segunda-feira a sábado, das 11h às 22h. Bebidas alcoólicas poderão ser comercializadas até as 15h.

Clubes de lazer: sem restrição de horário, mas com restrição de ocupação.

Cabeleireiros, manicures e pedicures: sem restrição de horário, mas com restrição de ocupação.

Clínicas de estética: sem restrição de horário, mas com restrição de ocupação.

Museus, galerias de arte e exposições: sem restrição de horário, mas com restrição de ocupação.

Cinemas: sem restrição de horário, mas com restrição de ocupação.

Teatros públicos ou privados licenciados, com público sentado: horário licenciado.

Feiras, exposições, congressos e seminários: horário licenciado.

Atividades em drive-in: todos os dias, das 14h às 23h59.

Padarias e lanchonetes, com consumo no local: todos os dias, das 5h às 22h, com restrição de ocupação.