Com a chegada de 57,3 mil novas doses da vacina contra a Covid-19 na sexta-feira, a Prefeitura de Belo Horizonte inicia nesta segunda-feira a imunização de cinco novos grupos (confira abaixo).

A segunda remessa de vacinas recebida pela capital mineira está dividida em 40,5 mil doses de imunizantes da AstraZeneca (vacina de Oxford) e 16,8 mil doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan.

As duas necessitam da dose de reforço, mas a primeira vacina pode esperar até 90 dias até a aplicação da segunda dose. Com isso, a prefeitura de BH diz, em nota, que irá aplicar todas as doses da vacina de Oxford de uma vez, enquanto metade das doses da Coronavac serão guardadas para serem aplicadas 21 dias depois da primeira dose nos pacientes.

“Mesmo com o começo da campanha, é essencial a manutenção das orientações básicas de prevenção: o uso de máscaras, o distanciamento mínimo de dois metros sempre que possível e a higienização das mãos”, destaca o secretário de saúde Jackson Machado Pinto.

Confira abaixo quem será vacinado nesta nova fase: 

- Trabalhadores lotados nos 152 Centros de Saúde do município;


- Moradores e profissionais (cuidadores, equipe de enfermagem, auxiliar de serviços gerais e quem realiza a manipulação dos alimentos) que atuam em todas as Instituições de Longa Permanência para Idosos


- Trabalhadores lotados nos 16 Centros de Referência em Saúde Mental (adulto, álcool e outras drogas e infantil)


- Moradores e Profissionais (cuidadores, equipe de enfermagem, auxiliar de serviços gerais e quem realiza a manipulação dos alimentos) dos serviços de residência terapêutica


- Moradores acima de 18 anos e profissionais (cuidadores, equipe de enfermagem, auxiliar de serviços gerais e quem realiza a manipulação dos alimentos) das residências inclusivas (para pessoas com deficiência institucionalizadas)