DENÚNCIA
Em imagens nas redes sociais, os cachorros estão amarrados em um caminhão e depois são deixados no terreno
Imagens divulgadas nas redes sociais na última semana têm gerado revolta em moradores da cidade de Abre Campo, na Zona da Mata. A Prefeitura da cidade estaria recolhendo cães de rua em um caminhão e levando para o lixão da cidade que fica a cerca de 3km do centro.
Nas imagens é possível ver cachorros amarrados no caminhão e também soltos no meio do lixo. Um vídeo mostra uma moradora chorando pois um cachorro comunitário que vivia no bairro foi recolhido e levado.
“No último dia 12 de fevereiro começou a circular no Whatsapp fotos que denunciam maus tratos e animais jogados no lixão e fomos apurar e descobrimos que era em Abre Campo, quando entramos em contato com o órgão responsável pelo recolhimento dos animais, nos foi informado que um dos cães havia mordido alguém e por isso foi buscado, mas não faz sentido, vocês resgata um animal da rua e joga no lixo?”, afirmou Vicente Define, diretor da Cão Sem Dono, entidade protetora dos animais que publicou a denúncia.
Define diz que pessoas foram ao local para onde estão levando os animais e segundo o ativista as condições são ruins, e é nítido os maus tratos.
“Os animais estão no meio do lixo, outros estão amarrados em um local fechado, sem água e sem comida”, afirma.
Segundo ele, infelizmente, o caso de Abre Campo acontece em outras cidades do país. Para Define, isso é fruto de uma não campanha castração.
“As prefeituras não implantam uma campanha de castração para evitar que mais animais nasçam e sejam abandonados na rua”, afirma o ativista.
Ele ainda faz um apelo para que a Prefeitura de Abre Campo retire os animais do lixão e faça uma campanha de adoção.
“Precisam resgatar esses animais e façam eventos de adoção. E que a prefeitura peça apoio da população para que esses animais consigam ter um lar. São cerca de 20 animais que a gente espera que tenha um destino mais digno do que o lixo”, ressaltou Define.
Repercussão
Logo que o caso se tornou público, vários internautas rechaçaram a Prefeitura em suas redes socais.
“Como uma prefeitura faz isso com os animais? Isso é um exemplo de péssima gestão de um prefeito. Claramente despreparado para o cargo pois se tem coragem de fazer isso imagina o que mais não deve fazer. Queremos respostas sobre os animais. São vidas. Isso é crime”, disparou uma internauta.
A professora e também ativista dos direitos dos animais, Duda Salabet, que foi candidata ao Senado pelo PSOL nas últimas eleições, publicou em sua conta no Instagram a denúncia contra a cidade.
O deputado Osvaldo Lopes publicou um vídeo informando que entrou com um pedido no Ministério Público para que se investigue o caso. O parlamentar informou, na gravação, que entrou em contato com o prefeito de Abre Campo, Márcio Nogueira (PT), mas não obteve respostas.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Abre Campo, que via assessoria informou que irá se pronunciar por meio de nota durante a tarde.