Ex-presidente da ALMG estava sem cargo desde o dia 31 de janeiro, quando terminou seu mandato de deputado estadual
O ex-presidente da Assembleia Legislativa Adalclever Lopes (MDB) será anunciado hoje como consultor direto do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS). A apresentação será feita na tarde dessa terça-feira e contará com a presença do líder de governo na Câmara Municipal, o vereador Léo Burgues (PSL).
Ainda não há detalhes sobre qual será a função de Adalclever e nem qual o salário que irá receber ao ocupar o cargo no Executivo municipal.
Adalclever Lopes era deputado estadual e presidiu a Assembleia Legislativa na última legislatura. Ele disputou o cargo de governador de Minas Gerais nas últimas eleições, mas foi derrotado ao ficar em quarto lugar no primeiro turno, com 2,77% dos votos. Em função disso ficou sem cargo público ao terminar seu mandato de deputado estadual em 31 de janeiro deste ano.
Na presidência da Assembleia, Adalclever atuou como um aliado do ex-governador Fernando Pimentel (PT) e foi fundamental para criar a base de governo que aprovou a maior parte dos projetos propostos pelo petista.
No ano passado, Adalclever rompeu com Pimentel e chegou até a aceitar um pedido de impeachment contra o ex-governador, mas o processo de afastamento acabou arquivado. Após o rompimento, Pimentel enfrentou grandes dificuldades e não conseguiu aprovar projetos de seu interesse na reta final de governo.