Inaugurada no último sábado, a tradicional iluminação natalina da Praça da Liberdade segue encantando o público até o próximo dia 6 de janeiro. O projeto Luzes de Natal da Praça da Liberdade integra a programação do Natal da Mineiridade. Serão 36 dias de luzes, espetáculos e imersões, atraindo um público de cerca de meio milhão de pessoas. Ao todo, serão criadas mais de 300 oportunidades de trabalho entre artistas e fornecedores. A ação é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com patrocínio da Cemig, a partir do projeto concebido, produzido e coordenado pela equipe da Casulo Cultura e Full Produções.

Neste ano, o projeto homenageia ícones das artes de MG e suas contribuições ao mundo. A proposta tanto da decoração quanto da programação tem como objetivo destacar riquezas e personagens que integram o Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado. Ela evidencia o espírito criativo e libertário do povo mineiro e lança luzes, temas e conceitos inovadores e contemporâneos ao Circuito Liberdade. As ações se expandem além da Praça da Liberdade, incluindo o Palácio da Liberdade, que receberá cenografia especial e uma programação de shows ao longo de todo o período, e os prédios da UEMG e do IEPHA, que terão iluminação integrada à proposta artística da Praça. Na Praça José Mendes Júnior, uma feira da cozinha mineira funcionará diariamente entre 18h e 23h.

A programação deste ano reunirá tradição e inovação. Junto da iluminação de elementos arquitetônicos e paisagísticos da Praça, serão realizadas diversas ações artísticas, entre elas projeções com utilização de lasers, exposições e até mesmo uma instalação sonora. Uma réplica iluminada do 14 Bis, de Santos Dumont, pilotada pelo Papai Noel, e os profetas de Aleijadinho reproduzidos em neon são alguns dos atrativos que conectam a criatividade mineira ao clima de confraternização do Natal.

O Bom Velhinho inclusive estará presente entre os dias 02 e 23, sempre das 18h30 às 21h30, representado por um ator. De 30 em 30 minutos, haverá um show de neve, complementando a magia da experiência.

Com um espaço de 7.000 m2, a Praça da Liberdade possui uma importância histórica e um protagonismo que também pode ser conferido na Política, na Economia e na Cultura, impactando o desenvolvimento e a construção da identidade do povo mineiro. Em seu entorno, a arquitetura testemunha o percurso da vida na cidade e no tempo: a passagem dos primeiros anos da capital à cidade moderna e ao seu momento contemporâneo.

O Natal é certamente a festa popular mais celebrada em todo o mundo. De caráter universal, a festividade é capaz de promover a união dos povos e estimular temas como solidariedade, cuidado, empatia e a preocupação com o outro. A programação do Natal da Mineiridade 2023 foi pensada de forma inclusiva, com o objetivo de atrair pessoas de todas as idades e classes sociais. A experiência mágica de projeções, luzes, imersões Instagramáveis e da decoração típica da celebração ganhará ainda mais atrativos com a presença de uma série de elementos históricos, exaltando o tema Criatividade, contribuindo para tornar esta edição uma das mais memoráveis de todos os tempos.

luzes-de-natal-bh.jpg

A Praça da Liberdade será transformada em um grande tabuleiro lúdico, dividida em cinco áreas que expressam elementos universais que dialogam com o Natal e a cultura de Minas (Crédito: Matheus-Matta-Machado -divulgação)

Estrutura

Com direção artística de Danusa Carvalho e Joca Corsino, a iluminação da Praça da Liberdade – Natal da Mineiridade promete surpreender não apenas pela inovação em tecnologia como também pela conexão harmônica entre tradições natalinas e a história e personagens icônicos de Minas Gerais.

A Praça da Liberdade será transformada em um grande tabuleiro lúdico, dividida em cinco áreas que expressam elementos universais que dialogam com o Natal e a cultura de Minas. Elas abordam os temas Alma, Artes, Ciência e História, todas conectadas pela Alameda Travessia. Cada um desses espaços apresenta uma faceta dessa diversidade. No espaço Alma, por exemplo, os visitantes verão um presépio iluminado com a cena sacra em tamanho natural. No período natalino, o coreto vai abrigar a Casa do Papai Noel, ambiente com iluminação cênica e espetáculo de neve de 30 em 30 minutos. Um túnel iluminado em neon flex também vai proporcionar uma experiência imersiva e instagramável no espaço.

Homenagem a Aleijadinho com as silhuetas iluminadas dos 12 profetas do adro da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, instalações sonoras com transmissão de bandas, orquestras e outras expressões que fazem parte da história da música de Minas, alameda principal da Praça da Liberdade com “céu” de lâmpadas de LED, além de iluminações cênicas e projeções a laser, darão o tom do Natal da Mineiridade na Praça da Liberdade.

 

Fonte:diariodoturismo.com.br