MERAKI


A pousada Meraki, no distrito da Serra do Cipó, em Santana do Riacho, região Central do Estado, foi interditada por tempo indeterminado neste domingo (11) por infringir um decreto municipal que proíbe a hospedagem de pessoas aos finais de semana. A fiscalização chegou ao local após denúncia feita por um número de WhatApp que o município disponibiliza para receber relatos de infrações das medidas sanitárias.

O local havia sido alugado para um grupo de dez pessoas do coletivo Boníssima Club para a prática de esportes no distrito. 

O chefe de departamento regional da Prefeitura de Santana do Riacho, Andrian Junior do Couto, explica que o grupo havia sido notificado na sexta-feira (9) de que eles não poderiam permanecer nas dependências da pousada no final de semana. "Voltamos no sábado (10) e ainda tinha pessoas lá. No domingo (11), com ajuda da Polícia Militar, retornamos ao local e ainda constatamos que haviam hóspedes", disse.

Após as três idas da fiscalização ao local e a permanência do grupo, a pousada foi interditada e todos os hóspedes que estavam no local, despejados. O estabelecimento também recebeu multa no valor de R$ 978 por desacato ao decreto 30/2021, publicado no último dia 8 de abril. 

Segundo a legislação, o local permanece em Onda Roxa, com medidas sanitárias severas para contar a probliferação da Covid-19. A regra estalece, por exemplo, que quaisquer acomodações ou hospedagens estão proibída aos finais de semana no município.

A Prefeitura disse ainda que tomará também medidas contra as empresas BonissimaClub e Patrimar. Essas sanções, entrentanto, não foram detalhadas.

Após diversas manifestações de moradores locais, sobre o grupo que estava infringindo a determinação, o prefeito Fernando Ribeiro Bugarelli emitiu na tarde deste domingo (11) um comunicado dizendo que o ocorrido foi 'uma completa falta de respeito'.

'A polícia e os fiscais já estão tomando as providências e o comitê Covid vai se reunir na segunda feira com o jurídico para tomar medidas mais severas sobre o ocorrido'.

Postagem de 'hospedes' causa revolta

'Que alegria poder recuperar corpo, mente e alma com uma turma tão especial!'. A publicação da blogueira e personal trainer Gabi Barra, feita no sábado, 10, ostantando um final de semana 'perfeito' na Serra do Cipó causou revolta aos moradores e até mesmo ao prefeito do município.

'Você e sua turma, não passam de uma vergonha. Em plena pandemia, e ainda vem curtir na cara de nossa comunidade, que luta contra o avanço desse vírus. Mesmo o Estado e nosso Distrito estando sobre uma onda Roxa, onde é proibido se hospedar, vocês infringiram todas as normas e decretos, e ainda se acham no direito de curtir com esse desrespeito', dizia um dos comentários na publicação de Gabi Barra.

'Que mundo é esse em que vivemos onde uma pessoa posta se vangloriando que está infringindo uma lei em plena pandemia enquanto tem pessoas enfrentando dificuldades', comentou o prefeito Bugarelli.

Um morador que pediu anonimato disse que um grupo com 150 moradores de Santana do Riacho está repleto de mensagens de indignação com a situação. "Vimos a postagem da Gabi Barra dizendo que a pousada abriu exclusivamente para ela. Além de infringir o decreto, essa publicação parece que é um incentivo para outras pessoas a virem para cá. O pessoal que mora e vive de comércio e de hospedagem aqui está passando necessidade para cumprir as normas. Ficamos revoltados", disse.

Pousada

A reportagem tenta contato com a pousada para comentar o assunto. As ligações não foram atendidas e o e-mail enviado solicitando informações ainda não foi respondido.

A reportagem também tentou contato com a influenciadora Gabi Barra e com as empresas Patrimar e Boníssima e aguarda retorno.

 

Posicionamento - Patrimar Engenharia

Como apoiadores do Projeto Boníssima Club, informamos que não temos gestão sobre a grade de atividades do grupo. Por não compactuarmos com tal atividade, estamos cancelando nosso apoio a iniciativa. Reforçamos o compromisso da Patrimar Engenharia com a saúde e bem-estar da população!

Taysa Porcino: Assessora de imprensa do Grupo Patrimar.