SEGURANÇA

Os policiais militares de Minas Gerais já começaram a usar as câmeras portáteis nas fardas, segundo informações da Polícia Militar, nesta sexta-feira (9 de dezembro). Até a próxima segunda-feira (12 de dezembro) os equipamentos vão entrar em funcionamento em todas as regiões do Estado. 

"Neste primeiro momento, são 1.040 equipamentos. Desta forma, mais de 4 mil policiais farão uso da tecnologia, em turnos alternados.  As câmeras com acesso à internet, capazes de filmar, fotografar, transmitir em tempo real e oferecer a localização dos policiais por georreferenciamento", informou a Polícia Militar por nota.


Para que o projeto fosse colocado em prática foram investidos 2,4 milhões que contempla, além das câmeras, 65 unidades de docas para fazer o download das imagens e a recarga dos equipamentos, e ainda 1.040 pistolas de impulso elétrico, instrumentos de menor potencial ofensivo para auxiliar os militares em ações de defesa pessoal e de imobilização de suspeitos.

A utilização de câmeras na atividade policial foi adotada com bons resultados em São Paulo, onde houve queda de 80% na letalidade policial no primeiro ano de adoção da medida. A mudança traz também segurança para os policiais, que passam a ter como provar circunstâncias das ações.