A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu as investigações da Operação Caniço com o indiciamento de 35 suspeitos. Os trabalhos tiveram como objetivo desarticular organizações criminosas atuantes no bairro Palmital, em Santa Luzia, na região Metropolitana de Belo Horizonte.

Dentre os investigados, 19 tiveram prisões decretadas pela Justiça após representação da PCMG, 14 já foram detidos desde a deflagração da operação, em 11 de novembro de 2025. Houve ainda apreensão de uma carabina calibre .40, cinco veículos, uma lancha e R$ 19,9 mil em dinheiro, três imóveis; além do bloqueio de R$ 16 milhões encontrados em 29 contas bancárias.

Atuação criminosa

As investigações, conduzidas pelo Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp), tiveram início em agosto de 2024, a partir de  denúncias da população e ampla divulgação, em redes sociais e veículos de comunicação, de imagens que mostravam indivíduos ostentando armas de fogo em um evento na região do bairro Palmital.

O trabalho policial encontrou organizações criminosas estruturalmente ordenadas, com divisão de tarefas, liderança definida e controle territorial, voltadas ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Constatou-se ainda que esses grupos impunham normas à população local, mediante intimidação e violência.

Estrutura financeira

No curso da apuração, também foram verificados indícios de utilização de rifas virtuais e outros meios com o intuito de ocultar e dissimular recursos provenientes do tráfico de drogas.

Com o desenrolar dos levantamentos, foi identificada uma complexa estrutura de lavagem de capitais, com uso de pessoas físicas e jurídicas (“laranjas”), empresas de fachada, fragmentação de valores e pulverização de transações bancárias.

Indiciamento

O inquérito policial foi concluído com indiciamento pela prática de crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo, organização criminosa e lavagem de capitais. O procedimento foi encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para adoção das providências legais.