A Polícia Militar (PM) segue à procura do casal que teria abandonando um cachorro no bairro Alto das Flores, em Betim, na região metropolitana de BH. O crime foi registrado por câmeras de segurança na noite de quarta-feira (25).

De acordo com o sargento Fabrício Tobias, do 33º Batalhão da PM, ao longo deste sábado (28), quatro viaturas fazem rondas na região. “Repassei as características da moto, e estamos em diligências para tentar abordar alguém. Acredito que as pessoas que abandonaram esse animal sejam moradoras da região”, destacou.

 Pelas imagens, é possível ver o momento em que um casal para na rua, por volta de 22h30. A mulher desce com uma caixa de papelão na mão, deixa na calçada, e eles vão embora.

Não é possível ver o conteúdo da caixa, mas um morador da região, que prefere não ser identificado, contou à reportagem que voltava do trabalho quando recebeu uma ligação da esposa afirmando que o cachorro do casal estava muito agitado no portão e que ela estava ouvindo um choramingo na rua.

Considerando até mesmo a possibilidade de se tratar de um bebê, os dois foram conferir o que havia na embalagem deixada pelo casal e se depararam com o animal, que morreu instantes depois. “Não era um filhote, mas também não parecia ser um cão velho”, disse o morador.

No vídeo, não dá para ver a placa do veículo. Tanto o homem que pilotava quanto a mulher que estava na garupa usavam capacetes e também não foram reconhecidos até o momento. A intenção dos moradores é que as imagens sejam compartilhadas para ajudar na identificação dos suspeitos. 

“Inicialmente, queríamos apenas saber se era alguém do bairro, mas o caso foi tomando uma proporção muito maior. As pessoas estão indignadas porque isso é crime”, afirma o morador que encontrou o animal. 

Denúncias

Até o fim da tarde deste sábado (28), a Polícia Civil e a Superintendência de Proteção e Bem-Estar Animal de Betim (Sepa) não haviam recebido qualquer denúncia sobre o caso.

Em nota, a Civil orienta que testemunhas de maus-tratos aos animais registrem uma ocorrência na unidade policial mais próxima da residência para que a delegacia da área possa apurar.

No Brasil, o abandono de animais é crime, conforme previsto pela Lei Federal 9.605/98. Em 2020, a Lei Sansão (14.064), do pelo deputado federal Fred Costa (Patriota), aumentou para até cinco anos a pena de detenção, que era de até 12 meses. Em caso de morte do animal, a pena é aumentada.