O governador e candidato à reeleição, Fernando Pimentel (PT), afirmou que pretende manter a estratégia de seu primeiro mandato e ampliar os investimentos no combate à pobreza. Segundo o petista, é fundamental integrar políticas sociais em diversas áreas, como educação, assistência social, inclusão produtiva e outros setores.
O governador afirmou que, em junho de 2016, sua gestão iniciou a Estratégia de Enfrentamento da Pobreza no Campo em cinco territórios – divisão administrativa utilizada pela gestão atual – identificados com maiores percentuais de pobreza: Alto Jequitinhonha; Médio e Baixo Jequitinhonha; Mucuri; Norte; e Vale do Rio Doce, abrangendo um total de 229 municípios. Desde 2016, segundo dados da assessoria do petista, foram investidos R$ 339 milhões em ações articuladas por 20 órgãos do governo.
Conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em abril deste ano, a pobreza no Brasil cresceu 11% de 2016 para 2017, o que significa que, no país, 18,8 milhões de pessoas são miseráveis.
Outro projeto importante para reduzir a miséria em Minas, na avaliação de Pimentel, é o Sementes Presentes, que tem foco no agricultor familiar.
“Com dois eixos de atuação, a segurança alimentar e a geração de trabalho e renda, o programa promove a segurança alimentar para famílias do campo que possuem uma renda per capita mensal de até meio salário mínimo e cria oportunidades para os agricultores familiares acessarem o mercado”. Hoje, o projeto abrande 229 municípios, segundo a assessoria do candidato.
Desenvolvimento. A deputada federal e candidata a vice-governadora, Jô Moraes (PCdoB), defendeu que o combate à miséria seja um dos pontos principais em uma eventual gestão junto a Pimentel. A diminuição da pobreza, segundo ela, passa, também, pela ampliação dos investimentos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) em todo o Estado.
Uma das propostas da candidata é facilitar o acesso ao crédito pelos pequenos empreendedores e pelos produtores familiares.
“Vamos ampliar os programas do BDMG de apoio ao microempreendedor, ao agricultor familiar, na área do campo. Com certeza, ampliar investimentos é o caminho, inclusive com realização de obras que, eventualmente, não foram terminadas. Mas vamos precisar, e Minas sempre precisou, de recursos federais”, afirmou.
Críticas
Temer. Jô Moraes disse ainda que o crescimento da pobreza no país é “resultado da desconstrução de direitos dos trabalhadores e da desorganização da política econômica do governo Temer”.
Estação de tratamento de esgoto recebe visita do governador
O governador e candidato à reeleição, Fernando Pimentel (PT), visitou nesta quinta-feira (6), em Divinópolis, na região Central do Estado, as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. Com mais de 60% das estruturas concluídas, a estrutura está sendo realizada pela Copasa na bacia do rio Itapecerica e conta com um investimento de aproximadamente R$ 143 milhões.
Segundo o governo, a ETE vai garantir 100% de tratamento de esgoto coletado à população da região. Fernando Pimentel tem tratado a obra como “a mais importante de saneamento em andamento hoje em Minas Gerais”.
De acordo com a estimativa da administração petista, cerca de 213 mil pessoas serão beneficiadas.
Campanha
Mobilização. Neste fim de semana, a organização da campanha de Fernando Pimentel (PT) à reeleição realiza, em todo o Estado, plenárias regionais para discutir estratégias eleitorais nas eleições majoritárias e proporcionais. As lideranças de todos os partidos da coligação (PT, PCdoB, PSB, PR e DC) estarão presentes aos atos.
Segurança. Nas redes sociais, a equipe de Pimentel tem reforçado as realizações do governador na área da segurança pública. Segundo o governo, os índices de crimes violentos no Estado caíram 29,7% no comparativo do primeiro trimestre deste ano com o mesmo período em 2017. O sistema de polícia comunitária, com as bases móveis da PM na capital, será levado para o interior em caso de um segundo mandato.
Parada. Nesta sexta-feira (7), Pimentel participa, às 8h30, do Desfile Cívico Militar do Dia da Pátria, na avenida Afonso Pena. Logo depois, às 11h, ele comparece ao Grito dos Excluídos, na praça da Rodoviária, no centro de Belo Horizonte.