Procedimento garante o atendimento de demandas como desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para os desfiles

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) abriu nessa terça-feira (23) o cadastro de blocos de rua para o Carnaval de Belo Horizonte 2019. O procedimento garante o atendimento de demandas como desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para os desfiles.

Para o cadastramento, os interessados devem acessar link disponível até o dia 19 de novembro. A inscrição está aberta para blocos de rua que desfilam durante o período oficial do Carnaval de BH, que, em 2019, vai de 16 de fevereiro a 10 de março.

Caso o cortejo esteja fora destas datas, os responsáveis deverão comunicar diretamente a cada órgão municipal (segurança, trânsito e limpeza urbana) para as devidas providências.

O cadastramento é uma das principais ferramentas para o planejamento da operação do Carnaval. Essa será a única oportunidade que os representantes terão para cadastrarem informações sobre seus cortejos. “Essa ação é uma das dezenas que estamos planejando para fazer com que a folia da capital seja cada vez mais inovadora, organizada e surpreendente para o morador e para o visitante”, afirma Aluizer Malab, presidente da Belotur.

A grande novidade deste ano é que o mapa disponibilizado para a definição dos trajetos já terá algumas restrições referentes a áreas de segurança (locais com risco de alagamento, por exemplo), rotas de ambulância, circuito de desfile de escolas de samba e blocos caricatos, feiras, palcos oficiais, túneis, viadutos, passarelas, áreas hospitalares, rotas de foliônibus e aquelas essenciais para a fluidez do trânsito na cidade.