SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

Cerimônia de três horas reviveu desde a condenação de Jesus até a ressurreição

Os passos de Cristo até a crucificação foram relembrados por milhares de fiéis em Via Sacra no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, nesta Sexta-feira da Paixão (19). A caminhada durou cerca de três horas, passando por 15 estações que revivem desde a condenação de Jesus até a ressurreição. 

O calor e as curvas ao longo dos mais de 5 km de trajeto não foram obstáculos suficientes para a fé. “Quem tem fé não pode desanimar, a gente precisa fazer penitência. Jesus morreu na cruz para nos salvar”, diz a dona de casa Isabel das Dores Lopes, 68, que manteve passos firmes até o topo da serra. 

O operador de máquinas pesadas André da Silva, 53, não tirou a cruz dos ombros durante toda a Via Sacra. O peso de mais de 150 kg foi dividido entre oito pessoas. “Eu fico emocionado de fazer esse sacrifício. Tenho muita fé em Deus, e, carregar a cruz, é um símbolo da minha gratidão”, afirma. 

Na estação que relembrou a morte de Cristo, o padre Carlos Antônio da Silva, pró-reitor do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, rezou pelos mortos do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na região metropolitana, e pelas vítimas que ainda estão desaparecidas.

“Hoje, nós, cristãos, fazemos a memória da paixão e morte de nosso Senhor Jesus, o mestre do amor, mas caminhamos para a ressurreição. Não paramos na morte, enfrentamos a morte e o luto, e a 15ª estação nos lembra que ele está vivo e presente no meio de nós”, afirmou o padre. “Que possamos juntos levar essa mensagem de ressurreição e de esperança para o nosso povo tão sofrido e enlutado. Se fizermos o caminho da cruz, com olhar no Cristo Jesus, o amor vencerá”.