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A passagem do metrô de Belo Horizonte, que liga a capital a Contagem, na região metropolitana, vai ficar mais cara a partir de 1º de julho. O aumento, autorizado pelo governo de Minas Gerais, conforme resolução publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (27), passa a tarifa de R$ 5,30 para R$ 5,50.
O texto, assinado por Pedro Bruno Barros de Souza, secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias. configura o segundo reajuste após a privatização do metrô de BH, concedido à iniciativa privada em março, com o grupo Comporte Participações S.A. vencendo o leilão.
“O índice de reajuste previsto será de 3,77%, correspondente ao período de março de 2023 a março de 2024”, informou o documento.
O troco máximo a ser praticado pelos operadores do sistema é de R$ 50. A norma determina que a alteração do preço ocorra logo às 0h do dia 1º. Com a mudança no valor do metrô da capital, haverá, consequentemente, aumento também em tarifas de integração em ônibus do sistema metropolitano.
Concessão
O metrô da Região Metropolitana de BH foi concedido à iniciativa privada em 22 de dezembro do ano passado, em leilão realizado na Bolsa de Valores, em São Paulo. O consórcio Comporte Participações, vencedor da disputa, assumiu em março deste ano.
A concessionária será a responsável pela modernização e ampliação da Linha 1 e a conclusão da construção da Linha 2, assim como a gestão, operação e manutenção dos serviços pelo prazo de 30 anos.
A expectativa é que o processo de melhoria gere, ao longo do contrato, mais de 28 mil empregos diretos e indiretos e promova mais qualidade ao serviço prestado à população.
O investimento previsto é de R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações. Desse total, R$ 2,8 bilhões são aportes do governo federal e cerca de R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.
Após os investimentos, o sistema tem potencial para beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente.
Melhorias
As intervenções envolvem reformas de estações, compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas de sistemas, como os de controle e segurança dos trens, via permanente e estações, iluminação, hidráulico, entre outros, resultando em melhoria na qualidade de prestação de serviço ao usuário, mais conforto, acessibilidade, segurança e regularidade nas viagens.
No dia 15/6, foram iniciados os testes para oferecer internet wi-fi gratuito nos trens. A expectativa é que até o fim de julho o serviço esteja em pleno funcionamento nos trens e estações.
O projeto de revitalização das 19 estações da Linha 1 já está em andamento e as obras começarão em setembro. A primeira estação a receber intervenções será Lagoinha, além do Pátio de Manutenção São Gabriel.
Fonte:hojeemdia.com.br
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O texto, assinado por Pedro Bruno Barros de Souza, secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias. configura o segundo reajuste após a privatização do metrô de BH, concedido à iniciativa privada em março, com o grupo Comporte Participações S.A. vencendo o leilão.
“O índice de reajuste previsto será de 3,77%, correspondente ao período de março de 2023 a março de 2024”, informou o documento.
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O metrô da Região Metropolitana de BH foi concedido à iniciativa privada em 22 de dezembro do ano passado, em leilão realizado na Bolsa de Valores, em São Paulo. O consórcio Comporte Participações, vencedor da disputa, assumiu em março deste ano.
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