Crédito: Evandro Rodney/IEF


Rodas de capoeira, dança afro, samba de raiz, coquetel com culinária afro-brasileira e diversas outras atividades estão em andamento, até o próximo domingo (16/6), no Parque Estadual do Sumidouro, como parte de dois eventos: a abertura da 1ª Temporada de Montanhismo do Carste 2019 e o festival “Lapinha Museu Vivo no Mês de Santo Antônio 2019”. Administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), a unidade de conservação também traz, na programação, oficinas de percussão, de penteado afro, construção de instrumentos, atividades de escalada, trilhas e técnicas de montanhismo.

No evento Museu Vivo, além de ceder o espaço para a realização das atividades, o IEF também disponibilizou uma equipe de monitores ambientais para direcionar os visitantes e orientar com informações sobre educação ambiental. A programação é aberta ao público e está sendo coordenada pela Associação Cultural Eu Sou Angoleiro, do Mestre João. O objetivo da atividade é proporcionar vivências com a capoeira, a medicina popular, a dança, o tambor de crioula, o candomblé, o samba e uma gama de outras atividades das culturas indígena e negra brasileira.

Para o gerente do Parque Estadual do Sumidouro, Rinaldo Souza, esses eventos favorecem a comunidade por resgatarem a tradição. “Antes de ser parque, o local já era utilizado exatamente com o intuito social, encontros, piqueniques, rodas de capoeira”, observa. Ainda de acordo com o gerente, todos os anos são promovidos eventos com o intuito de recuperar a ancestralidade e um pouco da cultura afro, uma vez que a comunidade no entorno é formada, em sua maioria, por negros, descendentes de africanos. “Por isso, a Lapinha pretende devolver um pouco dessa memória para esses povos”, afirma.

Nesta sexta-feira (14/6), além das oficinas, haverá também apresentação da Companhia Primitiva de Arte Negra (dança afro), de samba de raiz com mestre Conga e dona Elisa e um coquetel com culinária afro-brasileira.

No sábado (15/6), na Gruta da Lapinha e no Sítio Luizinho, a programação terá rodas de capoeira; aplicação de medicina indígena, afro e oriental; massoterapia; oficina de cerâmica indígena; almoço com culinária afro-brasileira; roda de conversa com o tema: “A mulher negra indígena existe”; jantar com caldos; apresentação de banda; e intervenção poética.
 

Para o domingo (16/6), último dia do evento Museu Vivo, estão previstas atividades como café da manhã, roda de capoeira, músicas e danças africanas, almoço, roda de conversa, entre outras atividades. / Crédito: Evandro Rodney/IEF

 

Montanhismo

A 1ª Temporada de Montanhismo do Carste 2019 vai envolver municípios do entorno, órgãos e entidades representativas da região. Na abertura, programada para o domingo (16/6), a previsão é de um dia cheio de atividades ao ar livre e escaladas educativas. A programação ocorre na praça do parque e na área em frente à Gruta da Lapinha.

Estão previstas atividades como exposição slackline, festival de Boulder em muro artificial, oficina de escalada de mínimo impacto top rope, trilha guiada da travessia com profissionais de trecking, apresentação de programa municipal de montanhismo e cultura rupestre, abertura oficial da temporada de montanhismo no carste, debate sobre o desenvolvimento da escalada no carste e suas múltiplas implicações na cultura, esporte, ciência e economia, culinária e show de encerramento. Durante todo o dia ocorrerá a exibição de curtas sobre escalada e montanhismo na sala de vídeo do museu. Os debates vão ocorrer na sala multiuso do Museu Peter Lund.

Organizador do evento, André Braga destaca a importância da escalada, esporte que vem crescendo mundialmente - e estará na próxima olimpíada. Segundo ele, uma proposição de uma lei de caráter popular tramita no legislativo municipal, com o objetivo de incentivar e potencializar a atividade que, há anos, se desenvolve de forma independente na região. “Esse é um reconhecimento histórico do esporte que se apresenta como enorme possibilidade de desenvolvimento sustentável para todo o entorno do Parque Estadual do Sumidouro”, afirma.

Para mais informações sobre o Museu Vivo, acesse www.facebook.com/lapinhamuseuvivo. Para a “Abertura da temporada de montanhismo”, os links são www.grutadalapinha.com.br / www.facebook.com/escalartehostelgrutadalapinha.