A Polícia Militar iniciou, na manhã desta quinta-feira (14), a operação "República", que colocou 12 mil policiais militares nas ruas em todo o Estado. 

"A operação República foi instalada pela Polícia Militar foi instalada às 6h, e vai durar ao longo do dia. Ela foi implantada em todas as 19 regiões da Polícia Militar e visa, principalmente, combater o enfrentamento do roubo e do furto nos grandes centros comerciais na capital e no interior do Estado", explicou o coronel Alexandre Magno, diretor de apoio operacional da corporação. 

Cerca de 3.500 policias que fazem parte da área administrativa, banda de música, setores especializados se juntaram aos militares do dia a dia, totalizando 12 mil agentes de segurança. Além disso, cinco mil viaturas foram empenhadas, sendo 900 só em Belo Horizonte. 

"Com a proximidade do período natalino, as pessoas recebem salário, décimo terceiro, e a polícia está atuando de forma antecipada para gerar sensação de segurança, mais tranquilidade", destacou o militar. 

Além dos centros comerciais, como a operação é realizada um dia antes do feriado, o trabalho também será reforçado nas principais rodovias de responsabilidade da corporação, por meio da Polícia Militar Rodoviária e do policiamento ambiental.

Em paralelo à operação preventiva, mandados de prisão e busca e apreensão podem ser cumpridos pelas equipes. No entanto, as informações são sigilosas.

"Além do patrulhamento, nós também estamos implementando um trabalho de inteligência de segurança pública que visa identificar os principais alvos que pratica esse tipo de pessoa. Estamos com tecnologia com as câmeras de segurança. E também deixamos como dica para as pessoas para ficarem atentas nas compras, guardar o celular, a carteira. Como é dito: 'aquilo que não é visto, não é cobiçado'. Se cada pessoa tiver esse cuidado, a tendência é ela não ser uma vítima em potencial", finalizou o coronel.