O Ibama realiza, desde segunda-feira (22), uma operação de fiscalização em criadores amadores de pássaros em todo território mineiro. Até esta quinta (25), a "Operação Falsários II” já emitiu 22 autos de infração, uma notificação e mais de R$ 75 mil em multas.
Ao menos 90 pássaros foram apreendidos (retidos com o criador), 68 recolhidos pelo Ibama e dois soltos na natureza. Ao todo, 20 criadores foram embargados, nas seguintes cidades:

Cambuquira
Campanha
Carmo de Minas
Dom Viçoso
Itajubá
Olímpio Noronha
Itanhandu
Passa Quatro
São Lourenço
Três Corações
São João do Alegre
Juiz de Fora
Ponte Nova
Santa Cruz do Escalvado
Jequeri
Eugenópolis
Patrocínio do Muriaé
Muriaé
Miraí
Santa Bárbara do Tugurio
Barbacena
Barroso
Carangola
Faria Lemos
Divino
São Francisco do Glória

De acordo com o Ibama, o objetivo da operação é fiscalizar os criadores amadores de pássaros suspeitos de fraude no uso de anilhas – instrumento de identificação das aves. A declaração falsa de nascimento no sistema de registro possibilita o “esquentamento” de animal capturado da natureza com o anilhamento por anel de identificação falso, possuindo a mesma descrição daquele ainda em posse do instituto.

A operação tem apoio do Instituto Estadual de Florestas, do Instituto Federal Sul de Minas – campus de Carmo de Minas e a Polícia Militar de Meio Ambiente de Muriaé.