BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma as agendas oficiais nesta segunda-feira (2/2), quando vai participar da cerimônia de abertura do Ano Judiciário de 2026, realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O evento marca o reinício das atividades da Corte neste ano, enquanto os julgamentos do Plenário do STF serão retomados a partir de quarta-feira (4/2).

Esta deve ser a primeira aparição pública do presidente após a cirurgia de catarata realizada no olho esquerdo, na manhã da última sexta-feira (30/1), considerada simples e feita com anestesia local. Lula recebeu alta no mesmo dia e permaneceu em repouso na residência oficial da Granja do Torto durante o fim de semana. Segundo o Palácio do Planalto, o procedimento ocorreu “sem intercorrências” médicas. 

Esta foi a segunda vez que Lula passou pelo procedimento de catarata. Em outubro de 2020, em meio à campanha eleitoral, ele também interrompeu suas agendas para realizar uma cirurgia de catarata no olho direito, em São Paulo. Desta vez, foi no olho esquerdo.

A solenidade no STF também deve contar com as presenças dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). A sessão terá um discurso do presidente do Supremo, Edson Fachin, destacando prioridades para o ano.

Logo depois, no Congresso Nacional, ocorre a sessão de abertura do ano do Poder Legislativo, que também deverá contar com representantes dos Três Poderes. Neste caso, o presidente Lula não vai comparecer.

Além da reabertura do Judiciário, a semana marca também o retorno das atividades legislativas no Congresso Nacional. Para compromissos em Brasília, Lula deve participar da apresentação das cartas credenciais de novos embaixadores na terça-feira (3/2) e do lançamento do Pacto de Enfrentamento ao Feminicídio na quarta-feira (4/2).

Na sexta-feira (6/2), o presidente tem agenda prevista em Salvador, capital da Bahia, com entrega de ambulâncias do Samu, equipamentos para unidades de saúde e visita ao Hospital Santo Antônio para entrega de equipamentos cirúrgicos.