Repatriados

Mais um voo de brasileiros deportados dos Estados Unidos chega ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na tarde desta sexta-feira (21). Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a aeronave, com 101 brasileiros, primeiro fará uma escala em Fortaleza e, na sequência, tem previsão de chegada por volta das 14h30.

Este é o terceiro voo do tipo desde o início do governo de Donald Trump, que intensificou as deportações, política que também continuou sob a gestão de Joe Biden. O tratamento dispensado aos deportados, que frequentemente são enviados algemados, tem gerado críticas tanto nos EUA quanto no Brasil, especialmente no que diz respeito às condições e ao respeito aos direitos humanos.

Em Confins, os repatriados serão recebidos por autoridades do governo brasileiro, incluindo o secretário nacional de proteção e defesa dos direitos humanos, Bruno Renato. Para garantir que os deportados tenham o suporte necessário ao chegarem, foi montado um posto de acolhimento, com serviços básicos como água, alimentação, pontos de energia e acesso à internet.

O voo de hoje marca mais uma página da difícil realidade enfrentada por brasileiros que tentam a vida nos Estados Unidos, mas acabam sendo forçados a retornar ao Brasil. O último voo de deportados havia ocorrido no dia 7 de fevereiro.