FERIADO

.Novas estações de bikes elétricas ampliam as opções de lazer para quem está curtindo o feriadão em Belo Horizonte. A capital mineira já conta com 39 pontos de compartilhamento de bicicletas 100% elétricas, sendo 33 na Área Central, cinco na região da Pampulha e uma no bairro Prado, região Oeste da cidade. São mais de 300 equipamentos disponíveis convidando a pedalar. 

As novas estações na Pampulha estão localizadas na Av. Santa Rosa, 556, na Av. Presidente Antônio Carlos, ao lado da portaria da UFMG, e na Praça Alberto Dalva Simão, na Avenida Novara, 59, na Avenida Fleming, 100, Rua Erê 207, no Prado. 

O sistema de compartilhamento de bicicletas na cidade, operado pela Tembici, é inteiramente elétrico, um dos únicos da América Latina.  

Os equipamentos possuem autonomia de funcionamento de 100 km e são equipados com tecnologia de estações de carregamento, garantindo que estejam sempre disponíveis para cobrir vários trajetos de deslocamento. Ciclistas conseguem fazer deslocamentos mais longos e mesmo por trechos mais acidentados com menos esforço.  

As estações foram inauguradas pela PBH em setembro de 2023 e a proposta é chegar a 500 unidades em cerca de 50 estações. Os locais foram definidos em função da conexão com o transporte coletivo, estações do Move e metrô, com ciclovias existentes e onde há demanda da população. A iniciativa resultou de uma parceria da PBH com a empresa Tembici.  

Como usar as bicicletas 

Para começar a pedalar, basta baixar o aplicativo Tembici, fazer um cadastro, selecionar a cidade de Belo Horizonte e adquirir um plano. Após isso, as bikes podem ser desbloqueadas por QR Code. Ao finalizar o uso, a bicicleta precisará ser devolvida obrigatoriamente em uma das estações. 

 

hojeemdia.com.br