A Prefeitura de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, decretou situação de emergência em saúde pública por surto de Febre Amarela, depois que a 5ª morte pela doença foi confirmada no município.
Em sua página nas redes sociais, a administração municipal informou que quatro localidades estão acometidas pela doença na região: Honório Bicalho, Galo, Santa Rita e Cascalho. Além disso, outras duas regiões estão sendo investigadas: Mata do Engenho, próximo a Macacos; e Alto do Gaia.
Além das cinco mortes no município vítimas da doença, outras três continuam em investigação. Os resultados destes casos ficam prontos em até 10 dias.
A Secretaria Municipal de Saúde está visitando as residências, na região do Galo, Santa Rita e Honório Bicalho, onde as três pessoas moravam, verificando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e intensificando a vacinação contra a febre amarela.
Também está atuando na região de Macacos e Alphaville, devido à proximidade com a cidade de Brumadinho, onde também há casos suspeitos.