A escolha do hino deveria ser através de concurso público, mas, segundo os autores da matéria, até hoje nenhuma composição foi escolhida
A canção “Oh, Minas Gerais” pode se tornar o hino oficial do Estado. A proposta, de autoria do deputado Isauro Calais (MDB), está pronta para análise em segundo turno na Assembleia Legislativa (ALMG). Até o momento, Minas não tem um hino oficial.
A proposição busca modificar o artigo 5º do Ato das Disposições Transitórias da Constituição Estadual, trata do hino oficial do Estado de Minas Gerais.
Esse artigo prevê que a ALMG escolha o hino através de concurso público, mas, segundo os autores da matéria, a Casa promoveu por duas vezes esse concurso, mas nenhuma composição foi escolhida.
Ione Pinheiro (DEM), relatora da proposta, afirma que a canção “goza de legitimidade para ser alçada a hino oficial de Minas Gerais, tendo em vista sua ampla aceitação popular”, disse.
Ao ser analisada pelo Plenário em 1º turno, a proposição foi aprovada em sua forma original. A canção é uma adaptação da valsa napolitana Vieni sul mare e foi originalmente composta por Eduardo das Neves. Já na década de 1940, o compositor mineiro José Duduca de Morais, alterou a letra da música, gravada em 1942, para homenagear o Estado mineiro.
Leia e esculte a letra:
Oh! Minas Gerais
Quem te conhece
Não esquece jamais
Oh! Minas Gerais
Tuas Terras que são altaneiras
O seu céu é do puro anil
És bonita oh terra mineira
Esperança do nosso Brasil
Tua lua é a mais prateada
Que ilumina o nosso torrão
És formosa oh terra encantada
És orgulho da nossa nação
Oh! Minas Gerais
Oh! Minas Gerais
Quem te conhece
Não esquece jamais
Oh! Minas Gerais
Teus regatos a enfeitam de ouro
Os teus rios carreiam diamantes
Que faiscam estrelas de aurora
Entre matas e penhas gigantes
Tuas Montanhas são preitos de ferro
Que se erguem da pátria alcantil
Nos teus ares suspiram serestas
És altar deste imenso Brasil
Oh! Minas Gerais
Oh! Minas Gerais
Quem te conhece
Não esqueces jamais
Oh! Minas Gerais.