CHOW CHOW

Uma campanha para adoção de um cachorro, da raça Chow Chow, supostamente abandonado pelos donos, foi iniciada nesta semana em Belo Horizonte. O cão teria sido deixado na porta de casa, no bairro Aparecida, na região Noroeste, após os tutores se mudarem. 

A ação para encontrar um novo lar para o animal é organizada pelo motorista de aplicativo Daniel Bernardes, de 42 anos. O condutor diz passar pela rua diariamente. Ele e um comerciante da região denunciam que o abandono ocorreu há cerca de duas semanas.

“Resolvi perguntar em um bar próximo à residência e me informaram que os donos do cachorro se mudaram e deixaram ele para trás”. Comovido, Daniel, que passou a cuidar do cachorro na medida do possível.

“Tenho uma cadela, da raça Rotweiller, que não aceita outro animal. Como eu vi que já tinha dias que ele estava ali, resolvi ajudar pelo menos levando água e comida”, conta o motorista.

Com a ajuda de uma amiga, Daniel começou a divulgar o pedido de adoção, mas até o momento não houve interessados.
“Dizem que essa raça é mais difícil, pois é apegada ao dono, podendo estranhar uma nova família. Mas isso não impede, temos esperança em tirá-lo da rua”.

O Hoje em Dia entrou em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e aguarda retorno.

Abandono é crime

Desde 2020, a lei contra o abandono de animais criminaliza os maus-tratos contra cães e gatos. A punição pode variar de três a cinco anos, além de multa.