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A empresa Motiva (antiga CCR) venceu nesta quinta-feira (11) o leilão do contrato otimizado da Autopista Fernão Dias. A companhia ofereceu 17,05% de deságio sobre a tarifa de pedágio. O certame ocorreu na sede da B3, a bolsa de valores de São Paulo. O trecho concedido da BR-381 atende cerca de 250 mil veículos por dia e aproximadamente 16,6 milhões de habitantes de 33 municípios de Minas e São Paulo.
Com a oferta, a Motiva bateu outros dois concorrentes: a atual concessionária da autopista, a Arteris Fernão Dias, que ofereceu 0% de deságio sobre a tarifa do pedágio, e o Grupo EPR (Consorcio Infraestrutura MG), que fez a oferta de 11,25%. O leilão selecionou a empresa que ofereceu o menor valor da tarifa de pedágio, com a garantia do cumprimento dos compromissos do contrato de concessão.
Segundo o Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), esse leilão de contrato otimizado da BR-381 faz parte da estratégia para modernizar contratos antigos de concessão rodoviária. Esse foi o quarto do tipo realizado pelo Governo Lula.
O contrato prevê investimentos de R$ 14,8 bilhões, que serão destinados para a modernização, duplicação e ampliação da estrada. Entre as intervenções previstas e que devem ser realizadas pela concessionária estão a implantação de faixas adicionais, instalação de passarelas de pedestres e de Pontos de Parada e Descanso.
Este foi o 13º leilão de rodovias realizados em 2025 pelo governo federal.
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Com a oferta, a Motiva bateu outros dois concorrentes: a atual concessionária da autopista, a Arteris Fernão Dias, que ofereceu 0% de deságio sobre a tarifa do pedágio, e o Grupo EPR (Consorcio Infraestrutura MG), que fez a oferta de 11,25%. O leilão selecionou a empresa que ofereceu o menor valor da tarifa de pedágio, com a garantia do cumprimento dos compromissos do contrato de concessão.
Segundo o Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), esse leilão de contrato otimizado da BR-381 faz parte da estratégia para modernizar contratos antigos de concessão rodoviária. Esse foi o quarto do tipo realizado pelo Governo Lula.
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Este foi o 13º leilão de rodovias realizados em 2025 pelo governo federal.