Cerca de 170 moradores de Macacos, distrito de Nova Lima, na Grande BH, precisarão deixar suas casas na noite deste sábado (16), por risco de rompimento das barragens B3 e B4, da Mina Mar Azul, pertencente à Vale.
Conforme informações do Corpo de Bombeiros, a auditoria se negou a atestar segurança da estrutura e, por isso, está sendo realizada a evacuação preventiva de 49 residências, que estão incluídas no plano de emergência.
A barragem tem aproximadamente 3 milhões de metros cúbicos de rejeito com estrutura à montante. No momento, ela está no nível 1 em risco de rompimento, mas será modificada para nível 2 dentro de alguns minutos, seguindo o protocolo de segurança. A sirene também será acionada em instantes, o que não quer dizer que a barragem rompeu. O acionamento da sirene ocorre devido à elevação ao nível 2 de risco.
Todas as 49 casas que estão na área de risco serão evacuadas e conferidas, uma a uma, por equipes dos Bombeiros e da Defesa Civil. Além do contingente que já está no local, equipes de reforço estão em sobreaviso e planos de contingência estão prontos para emprego caso seja necessário.
As pessoas que não estão na área do plano de emergência não precisam abandonar suas casas. Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar atuam em conjunto para evacuar a área e encaminhar a população em segurança. Duas equipes da Vale estão a caminho do local para avaliar a situação da barragem.