Um dia depois

Mãe da menina autista que havia desaparecido em Minas, Karine Maciel gravou um vídeo neste domingo (1°) ao lado da filha para agradecer a força-tarefa mobilizada em busca da criança. Ela disse que Alice Maciel, de apenas 4 anos, está bem apesar do susto. A garotinha foi localizada por voluntários no sábado (31), após sumiço na zona rural de Jeceaba, na região Central. 

Segundo Karine Maciel, a menina está com ferimentos leves por conta do contato com o mato. “Quero agradecer a todo mundo que compartilhou o vídeo da Alice, que orou por ela, que rezou, que me ajudou de alguma forma a achar ela”. A mãe ainda disse que Alice já foi ao hospital e agora está em casa, com a família. Ao fim do vídeo, expressou “eterna gratidão”.

Alice Maciel havia desaparecido em uma área de mata no povoado de Bituri. Ela foi localizada por voluntários que integravam a força-tarefa formada por bombeiros, policiais civis e militares, agentes da Defesa Civil e moradores da região. 

Logo após o resgate, ela foi encaminhada para atendimento hospitalar. Segundo os Bombeiros, a criança foi encontrada bem, com sinais vitais preservados e algumas marcas de capim pelo corpo.

Desaparecimento em região com mata de difícil acesso

Quase 40 militares dos bombeiros chegaram a participar da operação de busca, iniciada na tarde de quinta. As buscas contaram também com drones de varredura e câmeras térmicas. Os bombeiros classificaram a região de busca como uma mata de difícil acesso.

Durante a campanha de busca, a família informou que a menina tem o transtorno do espectro autista (TEA) não verbal e não sabe se comunicar, além de precisar tomar medicamentos controlados.

Amber Alert

Uma campanha de divulgação foi compartilhada pelas redes sociais. O Ministério da Justiça e da Segurança Pública acionou a rede Amber Alert – voltada para o desaparecimento de pessoas – para divulgar alertas em busca do paradeiro de Alice.

A plataforma foi desenvolvida nos Estados Unidos e integra as polícias civil de todo o país com a Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp.

Quando uma criança desaparece ou é sequestrada, o sistema é ativado, e um comunicado é encaminhado às plataformas da Meta para publicar o comunicado no raio de até 160 quilômetros do local do fato ocorrido.