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string(70) "Mineiros perderam R$ 159 milhões em golpes nas compras online em 2023"
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string(5821) "PESQUISA DA OLX
Os mineiros tiveram um prejuízo estimado de R$ 159 milhões em golpes digitais no ano passado, segundo uma pesquisa de mercado realizada pela OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online do país.
As principais fraudes em Minas Gerais nas compras pela internet em 2023 foram a coleta de dados, com 39% dos casos; a invasão de conta, com 33%; e o falso pagamento, que concentrou 28% dos golpes.
Automóveis, vans e utilitários foram os itens mais visados pelos criminosos no Estado (33%), seguidos por smartphones (18%) e videogames (16%).
No país todo, a pesquisa da OLX estimou uma perda de R$ 1,1 bilhão pela população com golpes na compra e venda de itens online em 2023, 12% a mais que em 2022.
“A prevenção é ainda a melhor solução para um ambiente online mais seguro. Para além das soluções de tecnologia, é fundamental educarmos digitalmente a população. Os golpistas agem principalmente por engenharia social, ganhando a confiança das vítimas para conseguir dados e valores e para que migrem para plataformas menos seguras. Ajudar a população a entender como funciona o ambiente online e como se prevenir dos golpes é o primeiro passo para reduzirmos os golpes no ambiente virtual”, explica Beatriz Soares, vice-presidente de Produtos da OLX.
São Paulo é o Estado com mais incidência de golpes (45%), seguido por Rio de Janeiro (11%) e Minas Gerais (8%).
O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a dezembro de 2022 e 2023, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.
Conheça os principais golpes e como se proteger:
1 - Falso Pagamento
Liderando o ranking no Brasil, os incidentes com falsos pagamentos são uma atualização do antigo golpe do Envelope Vazio. Com o aumento das transações bancárias digitais, hoje o fraudador faz um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagens, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi depositado e entregue o produto da venda.
Quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já está com o produto e deixa de responder as mensagens. Pode ocorrer também quando o fraudador se passa por uma loja que não existe e envia um falso boleto para pagamento. A vítima paga o boleto acreditando ter conseguido uma ótima oferta e o produto nunca chega, pois não existe.
Como se prevenir
Só entregue o produto após a confirmação do depósito em sua conta bancária ou carteira digital. Mantenha a conversa pelos chats das plataformas e evite negociar por aplicativos de mensagens.
Desconfie de mensagens ou e-mails que simulem comunicados oficiais das empresas, verifique o domínio do e-mail (xx@nomedaempresa) e verifique sempre o status da negociação no site ou aplicativo da empresa.
Ao realizar compras em lojas pouco conhecidas, verifique se a empresa existe mesmo e pesquise a reputação da loja na internet.
2 - Invasão de conta
Normalmente o fraudador tenta entrar em contas de plataformas online utilizando o login e senha de bases vazadas na internet. Ao conseguir o acesso da conta, ele realiza compras ou publica anúncios falsos, de produtos que não existem, ficando com o valor do pagamento e nunca enviando o produto para o comprador.
Como se prevenir
Nunca repita senhas em diferentes sites e use senhas fortes, com muitos caracteres e utilizando letras, números e caracteres especiais. Também é importante mudar as senhas de tempos em tempos e ficar atento aos alertas enviados pelas plataformas sobre tentativa de login na sua conta.
3 - Roubo de dados
Os fraudadores aproveitam oportunidades para roubar dados das vítimas e os utilizarem em golpes futuros, a partir de métodos como engenharia social, vulnerabilidade de sistemas e uso recorrente de senhas fracas.
Como se prevenir
Nunca compartilhe número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários com terceiros. Também desconfie de links enviados para preencher vagas de emprego, que não sejam em páginas oficiais de empresas ou recrutadoras.
Mantenha sempre as conversas pelos chats das plataformas, que possuem ferramentas para promover a privacidade dos dados. Você não daria acesso aos seus documentos para qualquer pessoa no mundo físico, certo? Faça o mesmo no virtual.
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Os mineiros tiveram um prejuízo estimado de R$ 159 milhões em golpes digitais no ano passado, segundo uma pesquisa de mercado realizada pela OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online do país.
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“A prevenção é ainda a melhor solução para um ambiente online mais seguro. Para além das soluções de tecnologia, é fundamental educarmos digitalmente a população. Os golpistas agem principalmente por engenharia social, ganhando a confiança das vítimas para conseguir dados e valores e para que migrem para plataformas menos seguras. Ajudar a população a entender como funciona o ambiente online e como se prevenir dos golpes é o primeiro passo para reduzirmos os golpes no ambiente virtual”, explica Beatriz Soares, vice-presidente de Produtos da OLX.
São Paulo é o Estado com mais incidência de golpes (45%), seguido por Rio de Janeiro (11%) e Minas Gerais (8%).
O estudo analisou dados do mercado digital brasileiro, incluindo sites, apps e contas digitais de janeiro a dezembro de 2022 e 2023, em uma base de cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas online.
Conheça os principais golpes e como se proteger:
1 - Falso Pagamento
Liderando o ranking no Brasil, os incidentes com falsos pagamentos são uma atualização do antigo golpe do Envelope Vazio. Com o aumento das transações bancárias digitais, hoje o fraudador faz um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagens, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi depositado e entregue o produto da venda.
Quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já está com o produto e deixa de responder as mensagens. Pode ocorrer também quando o fraudador se passa por uma loja que não existe e envia um falso boleto para pagamento. A vítima paga o boleto acreditando ter conseguido uma ótima oferta e o produto nunca chega, pois não existe.
Como se prevenir
Só entregue o produto após a confirmação do depósito em sua conta bancária ou carteira digital. Mantenha a conversa pelos chats das plataformas e evite negociar por aplicativos de mensagens.
Desconfie de mensagens ou e-mails que simulem comunicados oficiais das empresas, verifique o domínio do e-mail (xx@nomedaempresa) e verifique sempre o status da negociação no site ou aplicativo da empresa.
Ao realizar compras em lojas pouco conhecidas, verifique se a empresa existe mesmo e pesquise a reputação da loja na internet.
2 - Invasão de conta
Normalmente o fraudador tenta entrar em contas de plataformas online utilizando o login e senha de bases vazadas na internet. Ao conseguir o acesso da conta, ele realiza compras ou publica anúncios falsos, de produtos que não existem, ficando com o valor do pagamento e nunca enviando o produto para o comprador.
Como se prevenir
Nunca repita senhas em diferentes sites e use senhas fortes, com muitos caracteres e utilizando letras, números e caracteres especiais. Também é importante mudar as senhas de tempos em tempos e ficar atento aos alertas enviados pelas plataformas sobre tentativa de login na sua conta.
3 - Roubo de dados
Os fraudadores aproveitam oportunidades para roubar dados das vítimas e os utilizarem em golpes futuros, a partir de métodos como engenharia social, vulnerabilidade de sistemas e uso recorrente de senhas fracas.
Como se prevenir
Nunca compartilhe número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários com terceiros. Também desconfie de links enviados para preencher vagas de emprego, que não sejam em páginas oficiais de empresas ou recrutadoras.
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