O Ministério da Saúde anunciou que Minas Gerais terá mais quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS). As unidades serão instaladas nas cidades de Belo Horizonte (1), Contagem (2), na região metropolitana, e Governador Valadares, no Rio Doce (1). Os investimentos foram aprovados no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Ao todo, serão 38 novas UBSs em todo o Brasil. Cada uma poderá realizar até 500 mil atendimentos por mês, além de contar com cinco equipes de Saúde da Família (eSF) e cinco equipes de Saúde Bucal (eSB).

As unidades terão uma área construída de aproximadamente 1.000 m². “Com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as autoridades sanitárias municipais poderão utilizar um processo simplificado para avaliar o projeto, o que facilitará a execução das obras e a oferta de serviços de saúde”, informou a pasta.

Veja os principais destaques do projeto, conforme o Ministério da Saúde
1.  Núcleo de Acesso e Acolhimento  

Ampliação da área de espera, com 72 lugares, incluindo dois assentos adaptados para pessoas com obesidade, espaço para cadeirantes e área lúdica para crianças;
Maior infraestrutura de apoio logístico, com novos sanitários, incluindo banheiro família.  

2.  Núcleo de Cuidado Integral e Assistência Farmacêutica  

Expansão para 19 consultórios: 4 ginecológicos, 7 odontológicos, 3 interprofissionais e 5 para atendimento médico e de enfermagem;
Duas salas de medicação, adequadas para territórios com maior demanda populacional.  

3.  Núcleo de Práticas Coletivas  

Sala ampliada para promoção de ações de saúde comunitária, fortalecimento da participação social e educação em saúde.

 4.  Núcleo Administrativo e de Trabalho em Equipe  

Instalações aprimoradas para conforto e integração das equipes multiprofissionais;
Três salas de integração para reuniões, atividades de preceptoria e apoio à telessaúde;
Anfiteatro para eventos, seminários e educação permanente;
“Sala de Simulação Realística, Ensino e Pesquisa”, destinada à qualificação e treinamento profissional na atenção primária.