Nada menos que 485 motoristas embriagados foram flagrados apenas nas estradas estaduais durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida. Dentre eles, 171 foram presos por apresentarem teor alcoólico acima do permitido. Todos deverão pagar multa de R$ 2,9 mil.

O cerco aos condutores que insistiram na combinação fatal entre álcool e direção ocorreu de 11 a 15 de outubro, durante mais de 3 mil operações realizadas pela Polícia Militar. O balanço das ações foi divulgado na manhã desta segunda-feira (16).

"Foram 1,2 mil militares espalhados por 100 pontos de blitze em todo o Estado. O trabalho da polícia é apenas um dos braços da segurança. Nós precisamos contar, também, com a ajuda da população. E, infelizmente, quase 500 pessoas ingeriram bebida antes de dirigir, colocando em risco a vida deles e de outras pessoas que estavam nas rodovias", informou o tenente Luiz Fernando, da PMRv.

Conforme a corporação, o número de acidentes e mortes caiu neste feriado, na comparação com o mesmo recesso do ano passado. Além do reforço nas ações, a PM cita que o 'fator chuva" também ajudou, pois não foram registradas precipitações significativas, que poderiam aumentar os riscos nas pistas.

Mesmo com a redução, pelo menos 10 pessoas morreram em 110 acidentes.

Veja mais números das operações:
- 3.138 operações
- 11 armas de fogo apreendidas
- 10 prisões por tráfico de drogas
- 40 operações da Lei Seca
- 17 foragidos capturados
- 171 prisões por embriaguez
- 485 infrações por embriaguez
- 110 acidentes de trânsito com vítimas
- 10 mortos
- 40 veículos roubados recuperados
- 1.078 veículos removidos
- 96 presos por crimes de trânsito
- 494 prisões e apreensões