O ano de 2026 mal começou e Belo Horizonte já está em contagem regressiva para a maior festa de rua da história da cidade. Faltam menos de 20 dias para a abertura oficial do Carnaval. Neste ano, a expectativa é bater o recorde de público de 2025, quando 6,5 milhões de pessoas se esbaldaram na metrópole, hoje reconhecida como uma das principais rotas do evento Brasil afora.

Ao todo, 612 blocos de rua estão registrados. Desses, 178 se inscreveram para se apresentar pela primeira vez. Serão nada menos que 660 desfiles de 31 de janeiro a 22 de fevereiro de 2026 em todas as regionais. 

Entre os comandantes da festa, Beiço do Wando e Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro – dois veteranos blocos da folia da capital – já estão com as baterias aquecidas desde o ano passado. 

Para o Beiço, o Carnaval de 2026 não é apenas mais uma edição: é a celebração de uma década de história. Fundado em 2015, o bloco completa 10 anos, mantendo a tradição de ocupar a avenida Brasil no Domingo de Carnaval (15 de fevereiro). O grupo começou a ensaiar em setembro de 2025 e entra na “reta final” de preparação para a folia. 

“Estamos tentando preparar algo especial que não podemos contar ainda. Talvez, a participação de algum artista nacional. Vai ser um cortejo mais intenso. A ideia é trazer o que fazemos todos os anos de Carnaval, mas com a essência de um repertório mais mesclado, incluindo músicas atuais que julgamos ter um tom brega”, promete o fundador do bloco, Ícaro Oliveira. 

BH terá homenagem a Arlindo Cruz

Já na Terça-feira de Carnaval (17 de fevereiro), o Centro de BH será tomado pelo Me Beija Que Eu Sou Pagodeiro. O bloco chega ao 11º desfile com a proposta de homenagear o lendário cantor e compositor Arlindo Cruz, que morreu em 2025. Com o tema “O que é o amor?”, o grupo promete emocionar a multidão que deve ocupar a avenida Afonso Pena.

“Temos observado que o pagode e o samba têm crescido muito nos últimos anos, em Belo Horizonte e no país, principalmente as rodas de samba, a ponto de, inclusive, serem atrações de baladas, não ficando restritas a nichos”, disse Matheus Brant, fundador e cantor do bloco. 

Em 2025, o “Me Beija” desfilou na avenida João Pinheiro e, neste ano, o palco será a avenida Afonso Pena. Brant vê a mudança com otimismo e espera superar problemas logísticos enfrentados em anos anteriores. 
“A cada ano ganhamos experiência de produção. Em 2026, com um tema tão forte e um planejamento refinado, a meta é fazer o melhor desfile da nossa história”, promete o vocalista.