array(31) {
["id"]=>
int(142913)
["title"]=>
string(79) "Leite fica mais barato em supermercados de BH e preço já está abaixo de R$ 5"
["content"]=>
string(4275) "MERCADO
Após altas recorrentes e do custo do litro ultrapassar os R$ 8, o preço do leite começou a cair em supermercados de Belo Horizonte e região metropolitana desde a semana passada. O consumidor já encontra a bebida a valores abaixo de R$ 6 e, em alguns estabelecimentos a depender do rótulo, em valores inferiores a R$ 5. A redução ocorre mesmo na entressafra da produção leiteira, encerrada a partir de setembro com a chegada da chuva, e que naturalmente encarece o produto nas gôndolas do varejo.
Mas quais motivos explicam a queda no preço observada ainda em agosto? De acordo com Anderson Vilaça, diretor comercial e operacional do Decisão Atacadista, um dos principais estabelecimentos do setor de atacarejo, a diminuição deriva de fatores distintos. Com a escalada nos preços observada desde julho, a população reduziu o consumo de leite e derivados, aumentando o estoque nos laticínios.
SEGUIR
“O preço começou a subir muito e as indústrias começaram a segurar o preço, só que o consumo cai. O preço do leite foi ficando inviável e as pessoas deixaram de consumir, optaram por produtos mais baratos. Mas chega em determinado momento que a indústria fica entupida de produtos, vem a questão do vencimento dos produtos que se aproxima e aí precisam escoar”, explica Vilaça.
Conforme o diretor, a rede chegou a vender leite a preço de custo para evitar perdas nas vendas. “Vendemos nosso estoque a preço de custo porque sabíamos que a indústria iria precisar de escoar o produto porque se não o problema acaba sendo maior, correndo risco de perder. Então o estoque que eu tinha, eu banquei para fazer uma recompra dentro de uma realidade melhor”, assinala.
Segundo o representante do Decisão Atacadista, a queda no preço também atinge derivados como o queijo, orçado a valores que superam o custo da carne na Grande BH. “Já começamos a baixar, mas o preço está alto ainda. Mas uma hora vai ter que cair porque o consumo despenca”, projeta Anderson. Nos próximos meses, o diretor afirma que ainda não dá para saber se a manutenção da redução vai se manter.
O posicionamento é semelhante ao de um dos proprietários do Via Bahia, Leonardo Flores Nascimento, rede de supermercados que atua em Belo Horizonte e na região metropolitana. “Estava conversando com um representante de uma das marcas e ele me disse que essa redução chegou no limite. Mas quem põe o preço é o mercado“, avalia.
Nascimento diz que o leite mais barato é vendido a R$ 5,89, enquanto o mais caro atinge os R$ 6,49. “Mas vai baixar mais, eu ainda estou com preço defasado”, destaca. Ele confirma que a indústria estava com grande estoque que começou a ser comercializado. “E não é por excesso de oferta de leite. Ontem recebi um pedido que veio faltando leite condensado, achocolatado”, conta o empresário.
Na avaliação de Leonardo, a queda do consumo nas famílias interferiu diretamente na precificação. “Se não fosse isso, não era para estar caindo na entressafra. Aumentou o faturamento, mas diminuiu a quantidade vendida. O cliente que levava dois, três litros, agora leva um”, ilustra.
A reportagem questionou o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados de Minas Gerais (Silemg) e aguarda um posicionamento.
"
["author"]=>
string(25) "SIMON NASCIMENTO /O TEMPO"
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(595094)
["filename"]=>
string(13) "leitedebh.png"
["size"]=>
string(6) "343472"
["mime_type"]=>
string(9) "image/png"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(29) "marquivo/eixxportes/aarquivo/"
}
["image_caption"]=>
string(100) "Rico em cálcio e vitaminas, o leite está presente na dieta de muitos brasileiros — Foto: Pixabay"
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(150) "Queda nos valores é observada desde a semana passada; entenda os motivos que levam a retração nas gôndolas do varejo
"
["author_slug"]=>
string(24) "simon-nascimento-o-tempo"
["views"]=>
int(105)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(false)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(0)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(75) "leite-fica-mais-barato-em-supermercados-de-bh-e-preco-ja-esta-abaixo-de-r-5"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(435)
["name"]=>
string(5) "Minas"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(5) "minas"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(435)
["name"]=>
string(5) "Minas"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(5) "minas"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2022-08-18 15:37:38.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2022-08-18 15:37:38.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2022-08-18T15:30:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(42) "marquivo/eixxportes/aarquivo/leitedebh.png"
}
MERCADO
Após altas recorrentes e do custo do litro ultrapassar os R$ 8, o preço do leite começou a cair em supermercados de Belo Horizonte e região metropolitana desde a semana passada. O consumidor já encontra a bebida a valores abaixo de R$ 6 e, em alguns estabelecimentos a depender do rótulo, em valores inferiores a R$ 5. A redução ocorre mesmo na entressafra da produção leiteira, encerrada a partir de setembro com a chegada da chuva, e que naturalmente encarece o produto nas gôndolas do varejo.
Mas quais motivos explicam a queda no preço observada ainda em agosto? De acordo com Anderson Vilaça, diretor comercial e operacional do Decisão Atacadista, um dos principais estabelecimentos do setor de atacarejo, a diminuição deriva de fatores distintos. Com a escalada nos preços observada desde julho, a população reduziu o consumo de leite e derivados, aumentando o estoque nos laticínios.
SEGUIR
“O preço começou a subir muito e as indústrias começaram a segurar o preço, só que o consumo cai. O preço do leite foi ficando inviável e as pessoas deixaram de consumir, optaram por produtos mais baratos. Mas chega em determinado momento que a indústria fica entupida de produtos, vem a questão do vencimento dos produtos que se aproxima e aí precisam escoar”, explica Vilaça.
Conforme o diretor, a rede chegou a vender leite a preço de custo para evitar perdas nas vendas. “Vendemos nosso estoque a preço de custo porque sabíamos que a indústria iria precisar de escoar o produto porque se não o problema acaba sendo maior, correndo risco de perder. Então o estoque que eu tinha, eu banquei para fazer uma recompra dentro de uma realidade melhor”, assinala.
Segundo o representante do Decisão Atacadista, a queda no preço também atinge derivados como o queijo, orçado a valores que superam o custo da carne na Grande BH. “Já começamos a baixar, mas o preço está alto ainda. Mas uma hora vai ter que cair porque o consumo despenca”, projeta Anderson. Nos próximos meses, o diretor afirma que ainda não dá para saber se a manutenção da redução vai se manter.
O posicionamento é semelhante ao de um dos proprietários do Via Bahia, Leonardo Flores Nascimento, rede de supermercados que atua em Belo Horizonte e na região metropolitana. “Estava conversando com um representante de uma das marcas e ele me disse que essa redução chegou no limite. Mas quem põe o preço é o mercado“, avalia.
Nascimento diz que o leite mais barato é vendido a R$ 5,89, enquanto o mais caro atinge os R$ 6,49. “Mas vai baixar mais, eu ainda estou com preço defasado”, destaca. Ele confirma que a indústria estava com grande estoque que começou a ser comercializado. “E não é por excesso de oferta de leite. Ontem recebi um pedido que veio faltando leite condensado, achocolatado”, conta o empresário.
Na avaliação de Leonardo, a queda do consumo nas famílias interferiu diretamente na precificação. “Se não fosse isso, não era para estar caindo na entressafra. Aumentou o faturamento, mas diminuiu a quantidade vendida. O cliente que levava dois, três litros, agora leva um”, ilustra.
A reportagem questionou o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados de Minas Gerais (Silemg) e aguarda um posicionamento.