O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), está em São Paulo nesta terça-feira (15) para almoçar com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Na pauta da conversa estará a Coronavac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac.

Inicialmente o encontro não constava da agenda oficial de Doria, mas depois de O TEMPO questionar o governo de São Paulo sobre o assunto, a agenda do governador foi atualizada. A Prefeitura de Belo Horizonte também foi procurada, mas ainda não se posicionou.

O almoço está marcado para às 12h30 e está programado para durar uma hora. Além do governador, estarão presentes o secretário e chefe do escritório do governo de São Paulo em Brasília, Antonio Imbassahy, e o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou na última quarta-feira (9) que fechou acordo com o Butantan para receber doses da vacina assim que ela for aprovada. Na ocasião, não foram divulgados mais detalhes sobre a quantidade de doses adquiridas ou o cronograma de entrega.

A posição da PBH é de que mantém a expectativa de poder contar com as vacinas por meio do Programa Nacional de Imunização, coordenado pelo Ministério da Saúde, independente de qual seja o imunizante. “No entanto, caso as vacinas do Butantan ou da Pfizer estejam disponíveis primeiro, a Prefeitura conta com as parcerias para iniciar a imunização dos grupos de risco o quanto antes", diz nota publicada no site da PBH.

O convite para o encontro nesta terça-feira partiu do próprio Doria e do presidente do PSD, Gilberto Kassab, com quem Kalil também irá se reunir.

Em entrevistas recentes, Kassab tem dito que o objetivo do PSD é ter candidatura própria à presidência da República em 2022. Entre os nomes que costuma citar como possíveis candidatos do partido estão Alexandre Kalil e o senador Antonio Anastasia (PSD).