O comércio de Belo Horizonte terá o horário de funcionamento ampliado por duas horas, mesmo com a pandemia do novo coronavírus presente. O anúncio da medida foi feito pelo prefeito da capital mineira, Alexandre Kalil (PSD).

"Estamos aqui reunidos mais uma vez até porque foi questionado quanto à comunicação que a gente está falando pouco, e as informações estão desencontrando. É uma grande  confusão entre BH e o resto do estado, temos que deixar claro. Até porque são protocolos diferentes, independentes, e isso torna BH com números diferentes. Queria dizer que não vamos fechar a cidade. Estamos ampliando o comércio de rua das 9h até 20h e os shoppings de 10h às 21h. Vamos ampliar simplesmente para evitar aglomeração, não é porque a situação está boa não. É uma medida técnica para evitar aglomerações (...) Isso não é para passear na rua não", afirmou, em entrevista coletiva na Prefeitura de BH na manhã desta sexta-feira.
 
Até então, aos dias de semana, o funcionamento do comércio de rua era de 10h às 19h. O novo horário será válido por tempo indeterminado e começa a vigorar a partir deste sábado.
 
"Nós vamos no dia a dia. Porque depois do Natal, tem não sei o quê, troca de presente, a gente conhece, tem família. Sabemos como é isso. Aí o cara te dá uma camisa xadrez horrorosa e tem que sair de novo, ir na loja trocar. Todo mundo é igual, pensa igual. É isso que temos que fazer, e apertar a fiscalização nesse final de ano como nunca foi (...) Vamos manter tudo como está, até ter que chamar o pessoal de novo para avisar que vai fechar tudo", completou Kalil.
 
Segundo dados divulgados nesta sexta pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, BH já registrou 57.016 casos de COVID-19. Dessas pessoas 1.771 morreram por causa do vírus.