4º MANDATO

O procurador Jarbas Soares Júnior foi o mais votado nas eleições internas do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e eleito Procurador-geral da Justiça de Minas Gerais para o biênio 2023-2024. 


A nomeação foi assinada nesta quinta-feira (24) pelo governador Romeu Zema (Novo) e deve ser publicada nesta sexta-feira (25) no Diário Oficial do Estado. 

Ele recebeu a maior votação da história da instituição, 902 votos, o que corresponde a 88,4% dos votos. Em 2020 Jarbas Soares havia recebido 705 votos.


Jarbas Soares Júnior já exerceu o cargo de Procurador-geral de Justiça  por três mandatos, com uma passagem pelo Conselho Nacional do Ministério Público: 2005/2006, 2007/2008, 2021/2022. Agora ficará à frente do MPMG pela quarta vez. 

A informação foi adiantada pelo próprio Jarbas em uma rede social e, de acordo com ele, a cerimônia de posse será realizada em 12 de dezembro, às 18h. 


“Acabei de receber o ato da minha nomeação pelo governador Romeu Zema para o cargo de procurador-geral de Justiça de Minas Gerais. Agradeço a confiança dos meus 902 colegas e a honra da indicação pelo governador do Estado. (...) É gol!!”, escreveu.

Entenda o processo 


O processo eleitoral do MPMG tem duas etapas. Na 1ª, promotores, promotoras e procuradores e procuradoras de Justiça votam pela formação da lista tríplice; na 2ª etapa, o governador escolhe um dos três. 


Neste ano, houve dois candidatos, sendo formada a lista dúplice para que o governador fizesse a definição final.

Fonte: Hoje Em Dia